Há poucos dias publicamos aqui no Prados Online que Lagoa Dourada estava reforçando a vacinação contra a febre amarela após macacos terem sido encontrados mortos, na mesma época outros primatas foram encontrados em São Sebastião da Campina (Caveira), município de Dores de Campos (relembre aqui).
E agora o alerta vem de outra cidade da região, São João Del Rei, onde segundo o Jornal Gazeta de São João Del Rei, dois macacos foram encontrados sem vida na comunidade de Goiabeiras e podem ter sido infectados por Febre Amarela. Análises estão sendo feitas no material colhido dos animais, e se confirmados, estes se somarão a outros dois encontrados na Casa da Pedra (também em São João Del Rei), ambos com morte já confirmada pela doença, em setembro.
Vacinação Na cidade, enquanto se intensificam as varreduras atrás do mosquito e de outros primatas que possam ter sido infectados, a vacina contra Febre Amarela está disponível gratuitamente nos Postos de Saúde são-joanenses visando público com idade superior a 9 meses e inferior a 60 anos. Para isso, basta apresentar o Cartão de Vacinas no posto mais próximo de casa.
Quem tiver perdido o documento também deve procurar uma unidade de saúde para receber orientações sobre como proceder. Apenas uma dose da fórmula é suficiente para imunização.
Não seja babaca, não mate o macaco
O Prados Online aproveita pra repetir o pedido que fez há 15 dias atrás. É sempre bom ressaltar que os macacos não transmitem a doença, sua transmissão ocorre através da picada de insetos (Aedes aegypti e Haemagogus e Sabethes) que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas, eles acabam sendo nossos parceiros e nos alertam do perigo. Dessa forma, é importante que não sejam mortos ou feridos.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50