As aulas na Escola Estadual Dr. Viviano Caldas e nas outras 3.643 escolas estaduais de Minas Gerais só vão começar depois do Carnaval – no dia 19 de fevereiro. O ano letivo, conforme o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (SindUTE-MG), estava marcado anteriormente para se iniciar em 1º de fevereiro, o Prados Online até tinha publicado essa data anteriormente. A mudança foi anunciada na última sexta-feira (5) pelo governo do Estado.
Segundo a resolução, as atividades de planejamento dos professores terão início no dia 15, e os estudantes regressarão quatro dias depois. O adiamento causou polêmica entre profissionais, sindicato. Para o Sind-UTE, a medida tem relação com economia de gastos. Já a Secretaria de Estado de Educação (SEE) nega a motivação financeira e explica que o objetivo é otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas, entre outros.
O secretário adjunto da SEE, Wieland Silberschneider, garante que não haverá prejuízo para os alunos, já que os 200 dias letivos serão cumpridos. O fim das aulas está previsto para o dia 18 de dezembro. Ele disse também que são necessárias até três semanas para concluir a contratação de professores. Silberschneider afirmou ainda que os professores terão os recessos, como a semana do professor, entre os dias 15 e 19 de outubro. Sobre os sábados, a assessoria de imprensa da SEE informou que o calendário traz a possibilidade de utilizar quatro sábados letivos ao longo do ano, além dos três já previstos, a critério de cada escola.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50