Temos sistematicamente divulgado notícias relacionadas a febre amarela em nossa região. Há vários casos suspeitos e alguns confirmados em primatas e humanos, inclusive com óbitos, mas até agora nenhuma notificação em Prados.
Porém, na tarde do último domingo foi encontrado um primata (um mico) doente nas proximidades da Praça Monsenhor Assis, em Pinheiro Chagas. Populares agiram da maneira correta e alertaram o setor de epidemiologia da Prefeitura que recolheu o animal.
Conversamos na tarde desta segunda-feira com Rildo Costa, Secretário de Saúde de Prados, que informou que o animal encontra-se em observação ainda em Prados, e tudo indica que não seja febre amarela pois seu estado não piorou, e os procedimentos adequados estão sendo seguidos, que estão aguardando parecer para envia-lo (ou não) para análise em Belo Horizonte.
Vacine-se!
Aproveitamos para reforçar a importância de todos conferirem sua situação vacinal nos postos de saúde da cidade, e assim, prevenir-se da doença.
Não mate o macaco
O primata é tão vítima quanto nós, e mais, eles ainda nos alertam sobre a presença do vírus. Então, viu um primata saudável, deixe ele seguir seu caminho, mas se viu um primata doente, faça como essas pessoas aqui desta matéria, acione as autoridades.
——————————-Atualizado em 06/03 às 17:00
Conversamos novamente com Rildo Costa, que nos confirmou que na data de hoje o primata veio a óbito, e que o material já foi encaminhado para análise na FUNED (Fundação Ezequiel Dias), em Belo Horizonte.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50