Aconteceu em Ouro Preto, na manhã do último sábado (21), a entrega da Medalha da Inconfidência, a mais importante honraria concedida pelo Governo de Minas Gerais.
Pela primeira vez o Estado realiza a solenidade em dois momentos. A cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira aconteceram na Praça Tiradentes. Lá, somente puderam ficar na praça estudantes de escolas de Ouro Preto. Já a entrega da Medalha da Inconfidência ocorreu no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), que é um espaço fechado e que os populares não conseguem chegar nem mesmo nos arredores por conta das várias barreiras militares.
Entre os agraciados com a honraria estão a Vereadora do PSOL Marielle Franco (in memoriam), assassinada a tiros no último mês no Rio de Janeiro; o artista plástico argentino Adolfo Pérez Esquivel, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz; músicos, lideranças políticas e representantes da segurança pública, entre outros.
Protestos
Um protesto que pede a liberdade do Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso no início deste ano, aconteceu na praça da Rodoviária, contando inclusive com a presença da Presidente do PT, Gleisi Hoffman. Professores também se manifestaram e pediram, entre outros pontos, que o salário do funcionalismo seja pago em dia, e não de forma parcelada.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50