Tivemos ontem (22), a 8ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Prados em 2018. Houve leituras de projetos e algumas votações. Antes dos projetos, durante a leitura das correspondências, a Prefeitura convidou os Vereadores para uma reunião com um consultor, o intuito é discutir e esclarecer assuntos relacionados a uma reformulação no modo de administrar a educação municipal, trata-se de um projeto que já esteve na Câmara e foi retirado pela própria Prefeitura.
Foram lidos o projeto da L.D.O. da Prefeitura para o ano de 2019, também o projeto 026 de autoria do Vereador Lourival, o qual pretende denominar de N.S. da Esperança a rua recém aberta no bairro da Banheira, além do 027, que autoriza acordos e procedimentos Judiciais e Extrajudiciais por parte da Prefeitura.
Foram votados e aprovados os projetos: 022 que regulariza o cargo de duas Diretoras escolares do município (uma na creche e outra nas escolas rurais) e as equipara as demais, além do 023 e 024 que dão nomes a duas ruas no bairro Atalaia. Vieram então as falas dos Vereadores:
O Vereador Daniel rebateu a fala do Presidente da Câmara na última reunião, na qual ele dizia que a Escola Ademar Campos nunca teve uma reforma depois do Prefeito Paulo vale. Daniel citou ponto a ponto as melhorias na Escola nos últimos 12 anos, incluindo cobertura e novas salas, ele ainda falou de outras melhorias nas demais Escolas do município e de obras feitas no bairro da Banheira nas gestões passadas (esse último, um questionamento do Vereador Lourival).
O Vereador Lourival reafirmou que em sua opinião o bairro da Banheira esteve abandonado nos últimos anos sim, e que obras de emergência não contam, mas que agora o local está tendo a devida atenção. Falou ainda de outras obras que acontecem pela cidade, com destaque para o desassoreamento da ponte do sítio, na Boa Vista. Ele ainda cobrou do Executivo os relatórios referentes ao carro que pode ter constado como sendo abastecido no fim da gestão Liu, em uma época em que se encontrava parado na oficina.
O Vereador Naninho reiterou as palavras do Vereador Daniel no sentido de que não se deve denegrir os 12 aos de administração PT, que se faça obras e trabalhe hoje, mas sem desmerecer o que foi feito por outros administradores.
A Vereadora Vicentina parabenizou a Prefeitura pelas obras em andamento, e afirmou que obras tem que ser bem feitas como as que ela tem visto, e não como as citadas pelo Vereador Daniel, que são obras mal feitas na Escola, tanto que estão gerando manutenção agora.
O Vereador Delfim subiu à Tribuna como Líder do Governo e respondeu algumas reivindicações feitas pelos colegas em Sessões passadas. Afirmou que uma empresa terceirizada fará pintura das faixas de trânsito e sinalização no centro, que a estrada do Bichinho a Tiradentes já está em manutenção (parceria entre Prefeitura e empresários locais), que um quebra-molas naquela comunidade está em estudo, e que com relação aos motoristas do transportes escolar que ficaram sem receber, a culpa foi deles mesmos que não entregaram uma documentação a tempo, mas que porém a Prefeitura já resolveu o fato e pagará os valores integralmente. Com relação ao Sr. das Pitangueiras, que precisa de uma cirurgia, o Vereador leu um encaminhamento da Secretaria de Saúde, com data de dezembro de 2017, o qual mostra que o município pediu a cirurgia, mas que ainda não foi atendido.
O Presidente da Câmara, Vereador Paulinho, parabenizou a Vereadora Giselda, que segundo ele é uma Vereadora de oposição que não faz politicagem, mas sim política, em seguida ele leu um texto no qual explica ao Vereador Daniel o tempo de fala que o Presidente da casa detém por direito. Seguindo ainda a leitura do mesmo texto, o Vereador afirmou que não retira nenhuma palavra do que disse sobre a Escola não ter tido obras, que a Escola foi largada sim nos últimos anos, e que os trabalhos nela feitos foram de péssima qualidade.
Pedimos desculpas aos leitores do Prados Online
Pedimos desculpas aos leitores do Prados Online por não trazer nesta matéria como prometido, a íntegra do áudio da Sessão de ontem na Câmara Municipal. Esse áudio é importante, pois não tem cortes ou edições, e permite ao leitor acompanhar não apenas o resumo que comumente postamos, mas sim todos os detalhes da Sessão, garantindo que este portal (ainda que involuntariamente, claro) não distorça ou influencie ninguém através de seus textos. Este áudio integral é um desejo antigo do Prados Online, que desde 2012 tem um compromisso com a transparência e sabe de sua responsabilidade como principal meio de comunicação desta cidade.
Em matéria do dia 04/04 anunciamos que o Presidente da Câmara havia gentilmente autorizado que retirássemos uma cópia do áudio ao fim da Sessão e divulgássemos aqui em sua íntegra, ele apenas solicitou que o pedido fosse documentado por escrito. Após formalizarmos a autorização por escrito, com assinatura do próprio Presidente da Câmara (anexo), a matéria do dia 09/05 já foi publicada com o áudio em sua íntegra, mas ontem o Presidente da Câmara voltou atrás e afirmou que só poderemos retirar esses áudios ao fim das Sessões após uma resposta dele por escrito.
Sim, a Presidência está dentro de suas competências e pode agir de tal forma, pode liberar este tipo de arquivo apenas se desejar, e nem mesmo há um prazo regulamentar para tal resposta. Diante disso, aguardaremos, mas afirmamos aos leitores que a partir da próxima Sessão (dia 05/06) o áudio será copiado da transmissão que é feita online e devidamente publicado aqui ao fim da matéria como prometido. Quem desejar, pode ainda ouvir as Sessões ao vivo, clicando aqui.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50