Apesar do anúncio do Governo Federal de que teria entrado em acordo com os caminhoneiros, a categoria segue em protesto desde segunda-feira da última semana. Diante disso, nossa região, assim como o resto do país, começou a enfrentar problemas de abastecimento e consequentemente de logística.
Primeiro foi a corrida aos postos de combustíveis, que já estão “secos” em toda a região. Itens como gás de cozinha e hortifrúti também começaram a desaparecer do mercado, e sem uma certeza do fim da paralisação, serviços começam a ser racionados. Fizemos um panorama do que funciona e do que não funciona para os pradenses neste início da semana:
Ônibus
Como alertado em primeira mão pelo Prados Online na última sexta-feira, a partir de hoje a Viação São Vicente tem horários reduzidos na linha Prados/São João Del Rei. Estão mantidos de segunda a sexta os seguintes horários:
Ida: 06:00 / 08:30/ 14:00
Volta: 07:30 / 12:30 / 17:45
Fim de semana terá horário normal. Linha Prados /Barbacena permanece por enquanto com horários normais.
Escolas e Universidades
Na última sexta não houve aulas na rede estadual, e hoje a determinação está mantida, a E.E. Dr. Viviano Caldas e as outras de todo o estado estão fechadas. Com relação à rede municipal de ensino, conversamos na manhã de ontem com a Secretária Municipal de Educação, Marilda de Sousa, que nos informou que as aulas estão garantidas para esta segunda, que há combustível para o transporte dos alunos, e caso haja necessidade, nos próximos dias será interrompido.
A UFSJ já havia cancelado aulas em seus campus na última semana, e no domingo à noite, fez um comunicado informando que mantém a suspensão pelo menos até a quarta (30).
Prefeitura
Como em outras cidades da região, a Prefeitura de Prados fez um comunicado na última quinta-feira, afirmando que diminuiria os serviços relacionados a transporte, racionando o combustível, priorizando então os serviços de saúde. Segundo Marcio Ladeira, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a coleta de lixo também funcionará normalmente esta semana.
Não foram informados ainda, ao certo, quais os serviços de transporte foram cortados.
Santa Casa
Conversamos na manhã de ontem com Iraí Carvalho, Administrador da Santa Casa de Prados, que afirmou que por enquanto a instituição funciona sem problemas, e que a direção observa atenta o andamento das manifestações.
Policiamento
A Polícia Militar opera seus serviços dentro da normalidade em Prados, já a Polícia Civil, atendendo orientação da direção estadual, deve manter em funcionamento só as delegacias de plantão (porém nesta manhã a delegacia de Prados está aberta).
Governo de Minas
As questões destacadas acima, referentes às escolas estaduais e Polícia Civil, decorrem do ponto facultativo decretado pelo Governo de Minas. Então, neste início de semana quem precisar de qualquer serviço prestado pelo Governo de Minas deve antes fazer contato com o órgão referente, por telefone, para certificar se está em funcionamento.
É interessante que as pessoas tenham compreensão neste momento, pois mesmo com o fim da paralisação, os serviços e o abastecimento ainda devem demorar alguns dias para se normalizarem.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50