Os moradores da comunidade do Bichinho ainda se recuperam emocionalmente da tragédia ali ocorrida há 15 dias, ocasião em que um cão matou uma criança de 4 anos, e no último fim de semana tomaram um susto.
O pequeno Nathan, de apenas 10 anos, aproveitava o domingo na companhia de amigos, ele soltava pipa no campo da comunidade, muitas outras crianças e adolescentes faziam o mesmo. Em determinado momento o menino corria e acabou sendo atingido no pescoço por uma linha com cerol, ele teve um corte grande, foi atendido pelo SAMU e encaminhado para a Santa Casa de São João Del Rei.
O pequeno Nathan teve sorte, pois apesar do tamanho do corte, ele não foi profundo e não pegou nenhuma veia ou artéria que comprometesse seus sinais vitais, e assim, após receber atendimento voltou para casa.
Linha com cerol é crime
A utilização do cerol ou de linha chilena foi proibida há mais de 15 anos no Estado de Minas. Lei de julho de 2002 prevê multa de até R$ 1.500 para quem portar o material. Além disso, segundo a Polícia Civil, o Código Penal qualifica o uso como crime passível de prisão.
E o alerta é ainda maior nesta época do ano. Em julho, os ventos são mais propícios para empinar pipas e as crianças entram em férias escolares, então, estatisticamente, nesse período o número de acidentes é maior. Todo cuidado é pouco.
O que fazer então?
A fiscalização não é tão simples. Como o cerol é feito em casa na maioria das vezes, a Polícia teria que analisar cada material utilizado nas ruas. A eficácia da lei é comprometida pela dificuldade de analisar cada uma das linhas em uso no Estado, e é aí que a população precisa estar atenta e denunciar.
Em caso de suspeita, a população deve acionar a Polícia Militar através do 190, ou em Prados também pelo telefone (32)3353-6284.
*O Prados Online mostrou imagens e mencionou o nome do menino nesta matéria, mediante consentimento do pai, que gentilmente assim autorizou afim de que o caso sirva de alerta para a população.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50