Há cerca de 15 dias atrás, um vídeo postado no You Tube deixou muita gente assustada na região, o vídeo que foi gravado na zona rural de Dores de Campos mostrava uma novilha que teria sido atacada por um animal, possivelmente uma onça parda. Assista:
Anteriormente, já havíamos tido outros casos de ataques parecidos, inclusive com matéria publicada aqui no Prados Online (relembre). Diante deste último ataque, no último dia 23/07, uma equipe formada por Policiais Militares do Meio Ambiente e profissionais do IEF (Instituto Estadual de Florestas) esteve na propriedade onde o vídeo foi gravado.
Fabíola Resende, Bióloga do IEF, estava no grupo e conversou com EXCLUSIVIDADE com o Prados Online. Segundo ela, foi constatado realmente se tratar do ataque de uma suçuarana (onça parda), animal nativo de nossa região e que não tem nenhum histórico de ataques a humanos.
Os produtores foram orientados a adotar cuidados com o gado à noite, mantendo-o em pastos ou currais mais próximos da residência por exemplo. Fabíola ainda ressaltou a nossa equipe que, os predadores desempenham uma importante função ecológica, mantendo estáveis e equilibrados os ecossistemas em que vivem. No entanto, diversos fatores têm causado uma crescente aproximação entre esses predadores silvestres, os animais domésticos e de criação. A expansão da fronteira agrícola, as formações de pastagens para o gado e o desmatamento vem reduzindo os ambientes naturais e aumentando o contato entre predadores e animais domésticos.
Além disto, a caça ilegal de espécies que são presas naturais dos predadores, como tatus, pacas, cutias e capivaras também tem contribuído para a diminuição na disponibilidade de alimento silvestre para os predadores, que se voltam para os animais domésticos, como neste caso.
Há uma cartilha que pode ser baixada gratuitamente aqui e dá orientações importantes aos produtores rurais sobre o convívio com os predadores. O IEF e a PM Ambiental seguem acompanhando o caso e lembram que, perseguir, capturar e ou matar um animal desses é crime ambiental. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelos telefones (32)3373-2077 PM Ambiental / 3373-3745 IEF.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50