O calor não tem dado trégua em Prados e região. Este fim de primavera tem apresentado altas temperaturas e clima seco, mas e o verão, como será?
Amanhã, dia 21, se inicia o verão astronômico no Hemisfério Sul, mais especificamente às 19h 22min. Na meteorologia esta estação é representada pelas temperaturas mais elevadas e pelas tempestades e chuvas volumosas, que ocorrem em boa parte do país, com maiores volumes para a região Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste. No Nordeste, as chuvas ocorrem no norte e meio-oeste da Região, com tempo seco nas áreas mais ao leste. No Sul, há uma pequena redução dos volumes na metade sul da Região.
Como fica o tempo neste final de semana?
A boa notícia é que devemos ter um pequeno refresco nos próximos dias. As temperaturas continuam altas, com médias máximas entre 32 e 33 Graus de hoje até domingo, porém há 90% de chances de chuva todos os dias no período.
Clique aqui para conferir a previsão completa.
Como será o próximo trimestre?
Antes de apresentar os resultados se faz necessário dizer que o El Niño passará a influenciar o clima no Brasil a partir de meados do mês de Janeiro. Esse fenômeno será de fraca intensidade, dando espaço para a atuação de outras oscilações como a de Madden-Julian, que influencia o Centro-Norte, e a Antártica que afeta a porção mais ao Sul do país.
Na primeira quinzena de Janeiro as chuvas se mantêm frequentes na porção central do país, beneficiando as regiões Centro-Oeste e Sudeste. Chuvas também ocorrem no oeste do Nordeste. Já no Sul, o que se espera é um redução da freqüência e da abrangência no estado do Rio Grande do Sul, trazendo o risco de um período seco de 10 a 15 dias para a metade sul do estado.
A partir da segunda metade de Janeiro, a tendência é de aumento das chuvas no Centro-Sul do Brasil, o que acarreta, na média para Fevereiro e Março, em chuvas mais irregulares para a metade norte do país. No entanto, como se trata de um El Niño de fraca intensidade, não se espera um risco de estiagem para o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas sim para períodos 7 a 10 dias mais secos e quentes, semelhantes à segunda semana de Dezembro. Por conta disso, o verão tende na média ser mais quente que o esperado em todo o Brasil.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50