A escrita de uma boa redação tem poucos segredos e estes são simples. No entanto, a simplicidade não significa facilidade nem banalidade. As redações hoje tem uma grande importância para aprovações em Processos Seletivos, principalmente para o Exame Nacional do Ensino Médio.
O primeiro segredo é a coerência e a coesão do texto. O texto precisa se encaixar ao tema e as palavras utilizadas devem se encaixar no texto formando um grande quebra-cabeça. O texto deve ser claro, fácil de ler e ter um ritmo que leve o examinador a se interessar pelos seus argumentos.
O segundo segredo é a boa escrita. Esta vem da leitura e da prática da escrita. Um bom leitor sabe escrever bem. Hoje, com a sociolinguística (tema que vamos tratar nas próximas colunas), não podemos considerar a existência de uma maneira certa e uma maneira errada de falar e escrever, mas sim, a existência de uma Norma Culta Padrão da Língua Portuguesa, o que obedece a um padrão estabelecido por estudiosos da área.
O terceiro segredo é um texto que seja estruturalmente escrito. O texto não deve ser extenso nem curto demais. Um bom exemplo de estrutura que sempre passo para os meus alunos é esta:
Para finalizar, mais um segredo: se informe sempre dos acontecimentos do Brasil e do mundo. Assista jornais, leia colunas, seja questionador e procure checar bem as fontes das suas informações. Muito cuidado com as chamadas Fakenews.
Até a próxima,
Ana Lucília Cardoso.
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50