Esse texto foi publicado há um tempo atrás por mim, num momento de revolta. O Octávio já publicou, e como muita propriedade, sobre a riqueza cultural da região, inclusive falando sobre o incentivo. Não aguentei e novamente vou publicar esse texto. Cabe a nós estarmos divulgando e apoiando, não deixando apenas para os órgãos públicos. Serve também como puxão de orelha. Um grande exemplo de orgulho da região, só para citar um, é a AssoVio Vertentes que desenvolve e divulga a Cultura da região.
1º Concurso Nacional de Violão realizado pela AssoVio Vertentes.
O texto é um pouco grande para os padrões atuais, mas é bom para que possamos refletir sobre a nossa responsabilidade na divulgação da Cultura.
Você gosta de Música boa, não gosta? Eu sei!!! No seu currículo consta: Show do Chico Buarque, Milton Nascimento, Iron Maiden, Black Sabbath. No seu pen drive: Rolling Stones, Led Zeppelin, Caetano Veloso. Só gente do mais alto nível. Legal, você está divulgando Música boa, incentivando o bom gosto musical! Agora só uma pergunta: Conhece algum Músico? Mas Músico do seu círculo de amizade, os já consagrados não vale ok? Bacana, conhece… Ele faz apresentações? Apresenta… Que legal. Você já foi em alguma apresentação dele? Não??? Como assim. Era 10 Reais…e você pediu ingresso grátis???? Como não tinha você ficou com raiva e não foi???? Pera aí… você vendeu um rim para ir ao show do Rolling Stones (é o Rolling Stones né?) e pede ingresso de graça para assistir ao show do amigo que custa 10 reais (o show, não o amigo)? Belo amigo você é heim??? Você vive reclamando de Música ruim, mas o que você faz pela Música boa? O seu amigo faz Música e você não divulga e não incentiva? Como assim??? Deixa eu te explicar. O Músico assim como todos os profissionais precisa de dinheiro e incentivo, não necessariamente nessa ordem. O Black Sabbath chegou onde está com muita dificuldade assim como seu amigo. Você tem um amigo dentista mas não pede um tratamento de graça. Porque com o Músico tem que ser diferente??? Pedir ingresso de 10 Reais de graça pode…Ah sei… Uma das maiores tristezas que sinto (raiva também, opa, pecado capital) é ver uma pessoa reclamando que no seu bairro, cidade ou região onde mora não tem nada! Às vezes está cheio de evento de 10 Reais, ou de graça, com um público mínimo. Mas gastar 200 Reais para apoiar o time do coração não tem aperto financeiro né??? Outro motivo de ira (vixe, outra vez cometendo pecado capital). A pessoa sente o maior orgulho de conhecer um Músico!!!! “Nossa o filho da Iracema toca Violão de forma divina”, ou, “o filho da Márcia canta parecendo um anjo”!!! Mas se é filho, sobrinho ou neto…. Ah meu Deus!!! É o fim do mundo, é como se a pessoa estivesse entrando no mundo das drogas (no sub mundo né? Porquê se for da alta sociedade é diferente… ô hipocrisia sô). Aí você ouve aquelas perguntas típicas de ignorantes (não me levem a mal, falei no sentido denotativo)… Faz Música mas vai ocupar o tempo com o que? Vai trabalhar com o que? Vai ter um emprego né? Como vai se sustentar??? Mas se o amigo, neto, filho ou sobrinho faz sucesso….Aí sim é motivo de orgulho!!! Seja coerente e não hipócrita, tenha orgulho antes e esteja junto em todas as fases do crescimento. Para finalizar (graças a Deus, que textão!), procure seu amigo, seu parente, vá às apresentações, ajude na divulgação, incentive. A distância não é um empecilho! O Músico além de ser um profissional diferenciado como outros artistas, é de uma sensibilidade exacerbada, precisa do seu apoio, não depreciação. Se tiver que criticar, pense como será a crítica. Se realmente for para ajudar, ok, vá em frente, se não for, CALE-SE!!!
VIVA A MÚSICA, VIVA OS MÚSICOS!!!
Luiz Cláudio Amigo de Músicos e pai de Músico, com muito orgulho!!!!!
Ps: Os nomes de pessoas citadas foram apenas para ilustrar o texto, mas parabéns às Iracemas, Márcias, Adrianas e tantas outras que possuem filhos e amigos Músicos e se orgulham!!!
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50