Paulo Freire
O “Método de Alfabetização” concebido por Paulo Freire (1921-1997) propõe inserção do adulto iletrado no seu contexto social e político promovendo a transformação social. Suas idéias nasceram no contexto do Nordeste brasileiro a partir da década de 1950, onde metades dos seus 30 milhões de habitantes eram analfabetos. No processo de aprendizado, o alfabetizando é estimulado a articular sílabas, formando palavras, extraídas da sua realidade, do seu cotidiano e das suas vivências.
Nesse sentido, propõe aos alfabetizandos que se apropriem da escrita e da palavra para se politizarem, tendo uma visão de totalidade da linguagem e do mundo. O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, os participantes da mesma experiência. Esse compartilhar de experiências acontecem nos círculos de cultura.
Este método está estruturado em três etapas: 1) Etapa de Investigação: aluno e professor buscam no vocabulário do aluno e da sociedade onde vive os temas e palavras centrais de sua história de vida. 2) Etapa de Tematização: as palavras encontradas na Etapa de Investigação são interpretadas, buscando o seu significado social, conscientizando-se assim do mundo vivido. 3) Etapa de Problematização: educadores e educandos buscam superar uma primeira visão baseada no senso comum por uma visão crítica do mundo, partindo para a transformação do contexto vivido.
Para Paulo Freire, a pedagogia não trata apenas das relações que se estabelecem na escola e na sala de aula. Ela está relacionada a todo um contexto de opressão social e de falta de democracia. Toda educação tem caráter político, assim como toda política é educativa. Dessa forma, o seu método dialógico não é apenas um método, mas uma práxis que propõe a libertação da opressão que predomina na nossa sociedade.
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