Vivemos em um dos maiores polos produtores de artesanato do país. Prados e a região como um todo possui vocação natural para transformar as mais variadas matérias-primas em lindas obras de arte.
Todo esse artesanato, que emprega famílias inteiras e é hoje uma das principais fontes de renda das cidades, tem basicamente 3 formas de ser escoado: A primeira delas é com a venda direta a turistas e lojistas que visitam as lojas, a segunda é abastecendo revendedores em atacado, e a terceira é aquela que mais cresce atualmente, o mercado online do varejo.
Prados vive hoje nesse sentido uma grande mudança de rumos, é algo que está acontecendo rápido e que vai de encontro aos espantoso números do crescimento do comércio eletrônico no país. Para que vocês tenham uma noção do poder das vendas online, segundo a Ebit|Nielsen, empresa referência em métricas do comércio online, mesmo com um cenário político e econômico turbulento no país o e-commerce não tem crise e a previsão para este ano é que o faturamento do setor cresça 15% perante 2018, com vendas totais de R$ 61,2 bilhões. Além disso, os pedidos devem apresentar um aumento de 12%, chegando a 137 milhões, e o valor médio das compras deve ser de R$447, alta de 3%.
No e-commerce não há crise, pois muito do que se atravessa é eliminado, com isso o consumidor de qualquer parte do país consegue comprar a preços competitivos, com comodidade e segurança. Já para quem vende, não há riscos de calotes, você vende à prazo e recebe à vista, e a logística hoje é muito simples, os produtos são facilmente coletados aqui e entregues com rapidez e segurança em qualquer parte do país.
Os artesãos pradenses descobriram a mina de ouro
Com isso, os artesão pradenses e de toda a região descobriram que vale a pena continuar sim vendendo para os atacadistas que representam na verdade um setor importante do mercado, mas que focar nas vendas diretas traz mais lucro e segurança, abre novas perspectivas e diversifica a clientela.
Segundo Rodrigo Oliveira, responsável pelo setor comercial da NP Publicidade, empresa pradense que desde 2012 atende diretamente este público com sites, lojas virtuais e outros trabalhos de marketing, a procura por lojas virtuais explodiu à partir de 2018. A agência tem centenas de clientes em toda a região, e tem produzido e entregue atualmente em média uma loja virtual por semana, atendendo geralmente pequenas empresas e empreendedores.
Segundo ele: “por aqui, os artesãos tem investido simultaneamente em vendas em suas próprias lojas virtuais e em marketplaces como o Elo7 e o Mercado Livre, o resultado é que as vendas se tornam constantes e as ferramentas começam a interagir ente si e com as redes sociais, valorizando a produção local e atendendo de maneira mais ampla e eficaz ao público em toda a parte”.
Isso representa uma nova maneira de explorar o mercado, mais simples e dinâmica para tpdps, que tende a se consolidar inevitavelmente como a maior fatia de vendas nos próximos anos. Na verdade, fazer parte do e-commerce já é fundamental, e deverá ser em um futuro breve uma questão de sobrevivência.
“O investimento para começar a vender online é baixo e o retorno é relativamente rápido, temos aqui na NP plataformas completas de loja virtual que entregamos em apenas 5 dias úteis, incluindo transporte, redes sociais e meios de pagamento totalmente configurados, um site completo e personalizado à partir e R$1000, e que ainda podemos dividir em até 6 pagamentos. Oferecemos treinamento gratuito e também suporte técnico vitalício para esses clientes. Com essas facilidades, os artesãos tem apostado no e-commerce e descoberto uma verdadeira mina de ouro” salienta Rodrigo.
Quer entender como começar?
No site da NP Publicidade há um blog com dicas e novidades sobre marketing e comércio eletrônico, lá é possível também conhecer alguns trabalhos recentes, conhecer melhor as lojas virtuais e seus recursos.
Se preferir, entre em contato pelos telefones (32)3431-0207 | 9 8406-5000 (WhatsApp) e agende uma visita.
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