Apesar dos alertas e do empenho da sociedade e da prefeitura, e apesar de já estarmos quase no mês de julho, em período seco e frio, as arboviroses preocupam as autoridades de saúde e continuam avançando.
Na última sexta-feira o setor de epidemiologia confirmou ao Prados Online que nossa cidade registrou dois casos de chikungunya (doença transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue), essa doença nunca antes havia sido registrada aqui.
Além dos 2 casos de chikungunya, foram confirmados também mais dois de dengue, totalizando agora 5 casos confirmados de dengue em Prados.
Prados teve até aqui, 63 notificações de dengue e 3 de chikungunya. Esses dados foram atualizados na última sexta-feira (14/06)
Minas Gerais
Para termos uma noção do tamanho do problema a nossa volta, segundo dados divulgados pelo governo de Minas no último dia 11/06, o número de mortes provocadas pela dengue chega a 74 neste ano em Minas Gerais, e outros 127 óbitos seguem sob investigação.
Ainda de acordo com o balanço, o estado contabiliza 399.522 casos prováveis, que incluem os confirmados e os suspeitos.
Em relação à chikungunya, Minas Gerais registrou 2.322 casos da doença em 2019. Até o momento, não houve óbitos.
Já em relação à zika, foram 1.145 registros de casos prováveis neste ano.
Prevenção
A população deve redobrar a atenção com relação à prevenção, não deixando água parada em recipientes e denunciando às autoridades de saúde qualquer possível criadouro de mosquito que for encontrado. Confira abaixo algumas dicas:
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50