O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais lançou esta semana o Plano de Comando que prevê a ampliação do efetivo para todo o estado até 2026. Atualmente, os bombeiros estão em 73 municípios e a proposta é levar a presença dos militares para outras 57 cidades mineiras, totalizando 130 municípios até 2026.
O plano foi apresentado durante solenidade na Cidade Administrativa com a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II. Foram entregues 103 medalhas a bombeiros que se destacaram e autoridades, como o governador Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, e o presidente do Tribunal de Justiça, Nelson Missias de Morais.
Está prevista a abertura de novos postos nos municípios mineiros, mas não há qualquer indicativo de maior equilíbrio entre as mulheres e homens na corporação. O efetivo em Minas é composto por 6 mil homens e mulheres, mas elas, por determinação legal, representam apenas 10% da corporação.
Uma unidade de bombeiros em cada cidade inicia-se com efetivo de pelo menos 16 homens. “Estamos abrindo oportunidades para que as cidades tenham bombeiros municipais, fiscalizados e coordenados pelo Corpo de Bombeiros Militar. O objetivo é fazer com que o primeiro socorro chegue ao cidadão em qualquer parte do estado de Minas Gerais”, afirmou o comandante Edgar Estêvão da Silva.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50