Quem acompanha as coberturas que o Prados Online faz das sessões da Câmara de Prados tem visto a delicada situação do Cartório Eleitoral de Prados, que corria sério risco de ser fechado, o que em um segundo momento poderia culminar até com a perda de nossa Comarca.
Foi na sessão do dia 20/08 que o vereador César (MDB) trouxe à tona o assunto, que foi recebido e comentado com muita preocupação pelos demais vereadores, um raro momento de extremo consenso entre todos os parlamentares da nossa cidade, havia em andamento segundo documentos e relatos apresentados pelo vereador, um movimento da justiça eleitoral para retirada de nosso cartório eleitoral, um rezoneamento a nível de Brasil, a fim de eliminar alguns cartórios e enxugar a máquina.
Diante de tal situação, o vereador acima citado conclamou os demais a se unirem junto com outros segmentos da comunidade, buscarem independente de legenda partidária apoio em outras esferas políticas e criarem uma frente na defesa da permanência do Cartório. No dia todos concordaram com a necessidade de tal ação.
Na prática, aparentemente esta união não aconteceu exatamente como acordado, mas frentes distintas passaram a atuar na busca do objetivo. Já no dia 23/08, o Vereador Lourival (PSDB) (presidente da Câmara) e o prefeito Juninho estiveram no TER MG. Além deles, participaram de uma reunião neste dia, Presidente do TRE-MG, o Desembargador Rogério Medeiros, o Dr. Luiz Beltrão (ex-Juiz da Comarca de Prados), e o secretário municipal de administração, Eduardo Ferreira. Durante a reunião, eles foram informados que haveria uma reunião oficial no dia 09/09 no fórum de São João del Rei, onde o assunto seria tratado.
Na sessão da Câmara do dia 03/09 havia um desconforto por parte de alguns vereadores por não terem sido convidados para tal reunião no dia 23, já que haviam decidido por se unirem em uma frente única. Isso ficou claro nas falas dos vereadores César e Paulinho (PSDB). Ainda neste dia, o vereador César convidou todos os vereadores e o prefeito a participarem de uma nova reunião no Tribunal de Justiça de Minas, reunião essa, que ele atribuiu ter conseguido devido à influência que o ex-vereador Zico (já falecido) tinha com a Desembargadora Beatriz Caires.
Esta reunião aconteceu então no dia 04/09. De Prados, apesar do convite a todos, foram apenas o vereador César, o vereador Daniel (PDT) e o responsável pelo Cartório Eleitoral, Anderson Ladeira. Lá, se reuniram com o Presidente do TJ, Desembargador Nelson Missias, a Desembargadora Beatriz Caires, o Desembargador Rogério Medeiros, Presidente do TRE e o juiz de Direito auxiliar da Presidência, Dr. Luiz Carlos dos Santos (que foi juiz em nossa Comarca entre 1999 e 2002). Esta comitiva voltou de Belo Horizonte bastante otimista, divulgaram detalhes da reunião em redes sociais e ressaltaram que havia indícios de que a situação poderia ser revertida, pois houve ali entre aquelas autoridades presentes na sala, uma boa vontade e um compromisso com nossa centenária Comarca, havia um desejo de preserva-la.
Pois bem, na tarde de ontem (09), aconteceu em São João del Rei a reunião que selaria o futuro de nosso Cartório Eleitoral, que pelo avançado andamento do rezoneamento do TSE, já estava praticamente transferido para Barroso. De Prados, estiveram presentes além do Prefeito Juninho e do chefe do cartório, Anderson Ladeira, os vereadores: César, Lourival, Paulinho, Vagner (PSDB) e Vicentina. Na reunião, o desembargador Rogério Medeiros (Presidente do TRE-MG) leu a decisão, o Cartório Eleitoral permanece em Prados.
Acreditamos que outras pessoas, de segmentos distintos, tenham se envolvido nesta luta e atuado nos bastidores. É importante ressaltar que externamos aqui neste texto, os fatos e os nomes como se tornaram públicos, cronologicamente como foram divulgados nas sessões da Câmara e nas redes sociais.
Ressaltamos ainda que, a perda do Cartório Eleitoral em uma Comarca pequena como a nossa, que já não tem um Juiz Titular, poderia acarretar rapidamente na extinção da Comarca, e junto com ela uma possível diminuição inclusive do efetivo policial da cidade dentre outras consequências. A vitória alcançada pelos pradenses nesta segunda-feira (09) é gigantesca e deve ser comemorada por todos.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50