Aconteceu na noite desta terça (05), a décima oitava Sessão Ordinária da Câmara de Prados neste ano de 2019. Muita gente compareceu ao plenário da casa para acompanhar os trabalhos.
Após a aprovação da ata da sessão anterior, Anderson Souza, secretário de obras da Prefeitura, foi convidado à tribuna para responder questionamentos do requerimento aprovado na sessão anterior sobre suposto desvio de material do pátio da prefeitura.
Seguindo o regimento, as perguntas foram formuladas pelos vereadores Daniel (PDT) e César (MDB), e entregues previamente. Na sessão, tais perguntas foram lidas uma a uma pelo vereador Paulinho (PSDB), primeiro secretário da casa, e respondidas por Anderson. Os vereadores só puderam fazer ponderações a respeito mais tarde, em suas falas na tribuna.
O secretário em suas respostas afirmou que, errou por ingenuidade ao pegar emprestado os canos pois é novo na política e não via problema no ato, mas que em nenhum momento lesou o município. Segundo ele, ele estava de férias e por telefone autorizou a retirada do material, pagou o frete do próprio bolso e os funcionários que aparecem nas fotos estavam em horário de almoço, e portanto não fui utilizada mão de obra do município.
Ainda segundo o secretário, os canos foram utilizados para encher uma piscina em sua propriedade e devolvidos 3 ou 4 dias depois, não fizeram falta a nenhuma obra pública no período. Anderson afirmou ainda que conforme lei municipal e citando exemplos, a Prefeitura tem o hábito de emprestar máquinas aos munícipes.
Finalizadas as respostas, a sessão teve sequência normal, foram lidos alguns projetos, foram votadas e aprovadas as contas da Prefeitura do ano de 2017.
Na tribuna, a participação do secretário de obras foi o assunto que mais pautou as falas dos parlamentares. De maneira geral, os vereadores de situação elogiaram o secretário e afirmaram que há, segundo eles, uma perseguição com o referido servidor devido ao bom trabalho que ele vem executando, eles citaram ainda investigações em andamento e erros de gestões anterior para justificar suas falas.
Por outro lado, os vereadores de oposição afirmaram que as respostas do secretário fugiram do foco, não esclareceram, e que este formato de perguntas e respostas feitas em casa e apenas lidas na Câmara sem intervenções, não contribui com o povo de Prados e não será mais utilizado por eles, que todas as questões que se façam necessárias serão então levadas diretamente ao Ministério Público.
Dentre as falas, vale ressaltar a da vereadora Vicentina (PSDB), que anunciou que conseguiu junto ao Deputado Gustavo Valadares uma emenda de R$60 Mil, que será utilizada na reforma da escola Adhemar Campos.
Abaixo é possível ouvir de maneira transparente a íntegra do áudio desta Sessão, incluindo a participação do secretário de obras e todas as falas de cada vereador. Além disso, as Sessões da Câmara são transmitidas ao vivo pelo site da casa e podem ser acompanhadas presencialmente por toda a comunidade.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50