A Casa da Serra, sede do IEF em Prados, e responsável pela gerência e conservação da APA São José, atenta à pandemia de COVID 19, e ao aumento do fluxo de pessoas que tem circulado pela APA nos últimos dias, vem buscando meios de alinhar seu trabalho com o das autoridades de saúde.
Segundo Itamar Christófaro, responsável pelo local, não há portarias de controle e vigilância nos diversos acessos à Unidade de Conservação, e desta forma não há como implantar medidas de impedimento e controle de acesso de pessoas na área.
Ainda segundo ele, o IEF não incentiva a frequência ou permanência de pessoas dentro da APA, essa frequência tanto na Estrada Parque Passos dos Fundadores, quanto na Biquinha e Planalto da Serra é feita por livre e espontânea vontade das mesmas. E apesar desta prática ser tradicional e ser feita de maneira ordeira há mais de um século por aqui, neste momento é desaconselhável.
Dessa maneira, complementa Itamar, a Casa da Serra implantou escala de trabalho de maneira a realizar abordagens informativas e educativas tendo como público alvo preferencial as pessoas que estão utilizando o espaço territorial da APA São José para atividades de lazer neste período de isolamento social. Abaixo temos algumas das orientações que estão sendo passadas pelos agentes:
-NÃO FAÇA CAMINHADAS EM GRUPO.
-USE MÁSCARA PARA TRANSITAR EM LOCAIS PÚBLICOS.
-NÃO FAÇA PIC-NICS E OUTRAS AGLOMERAÇÕES.
-NÃO ACAMPE NESTE PERÍDO CRÍTICO.
-PREFERENCIALMENTE, FIQUE EM CASA!!
Números da doença
Com informação atualizada neste domingo (19) pelo Secretário Municipal de Saúde, Rildo Costa, Prados segue neste momento sem nenhum caso suspeito de COVID 19, são 15 notificações e todas descartadas. Estes números são bons, mas a população não pode relaxar, afinal há casos confirmados em pelo menos 3 cidades do Campo das Vertentes e a nível de Estado e de Brasil, há um aumento diário e acentuado nas confirmações e mortes.
Em Minas, até este domingo (19), foram 1.154 casos confirmados. Temos oitenta (80) óbitos em investigação, 285 óbitos descartados e trinta e nove (39) óbitos confirmados.
O Ministério da Saúde divulgou no fim da tarde de ontem (19) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 38.654 casos confirmados da doença e 2.462 mortes foram registradas. A taxa de letalidade continua em 6,4%. Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 2.055 novos casos e 110 mortes.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50