Após quase 100 dias desde o primeiro caso oficial, o Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de infectados pelo novo coronavírus. O país agora soma 514.849 diagnósticos de covid-19, segundo os últimos números do Ministério da Saúde, divulgados neste domingo (31), ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
O Brasil já tem 29.314 mortes. Com isso, só perde para EUA, Reino Unido e Itália no total de vidas perdidas. E somos um dos únicos países a ainda registrar mais de mil novas mortes pela doença diariamente —isso aconteceu quatro vezes na última semana.
Enquanto países da Europa veem comércios e escolas reabrirem e ensaiam uma gradual volta à normalidade, o Brasil torna-se novo epicentro da pandemia no mundo.
Os números negativos dividem a atenção com um cenário político tumultuado, onde Ministros da Saúde que se guiam pela ciência são demitidos, há incentivos à aglomerações por parte do Presidente da República, negacionismo e incentivo ao uso de hidroxicloroquina, que o mundo tem consenso de que não é eficaz. Soma-se a isso, crises no Ministério da Justiça, o “gabinete do ódio”, conflitos entre os 3 poderes e tensões políticas quase diárias, conflitos também com Estados e Municípios que incentivam o isolamento social e temos um cenário nada favorável em um momento onde o país precisaria de união e esforços coordenados no combate à pandemia.
Assim, ultrapassamos os 500 mil casos e quase chegamos a 30 mil vidas perdidas até este domingo. Serve como alento e é sempre bom reforçar o número de pessoas recuperadas, que entre esses 500 mil chegou a 206.555 casos.
Minas tem mais de 10 mil casos
Em Minas, temos visto um grande esforço por parte do Governo do Estado em reforçar o número de leitos e UTIs, o que aliado a ações de prevenção tomadas precocemente entre a população colocou nosso Estado com números melhores, permitindo que até aqui não haja estrangulamento do sistema de saúde.
Até o momento, segundo dados divulgados neste domingo (31) pela Secretaria de Estado de Saúde, foram 10.464 casos confirmados, estão em acompanhamento 5341 casos e são 4.852 casos recuperados. Os óbitos confirmados são 271.
Prados sem casos
Prados vive uma situação tranquila, felizmente não registrou nenhum caso positivo de COVID19 até aqui. Segundo a última divulgação da Prefeitura, feita em 28 de Maio, o município tem 33 notificações, das quais 10 foram descartadas por teste, 1 excluída, e 22 casos são suspeitos (7 deles ainda em monitoramento).
Essa ausência de casos permitiu que o município tivesse tempo e melhorasse sua estrutura com respiradores, ampliação da equipe e aportes financeiros à Santa Casa, pontos positivos. A comunidade também ajudou com doações e confecção de EPI’s para os profissionais de saúde.
Por outro lado, com a ausência de casos, podemos acompanhar diariamente um relaxamento da população nas medidas de isolamento social, no uso de máscaras e no comércio, fatores que merecem atenção por parte das autoridades.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50