Sobretreinamento (em inglês overtraining), também conhecido como Síndrome do Sobretreinamento, é caracterizado pela perda do desempenho decorrente de um treinamento excessivo e prolongado, seja por volume ou intensidade muito elevados e/ou recuperação inadequada.
O diagnóstico do sobretreinamento é muito difícil, uma vez que os sintomas são parecidos com os do treinamento normal. Um dos sinais mais importantes é a incapacidade de manter a intensidade do treinamento pelo aumento da fadiga em resposta ao estresse excessivo. (Fonte: Wikipédia)
Até alguns anos atrás, a síndrome do overtraining era uma situação que se restringia apenas aos atletas profissionais. Hoje, de forma preocupante, ela aparece cada vez mais, atingindo profissionais, atletas amadores e até crianças. Alguns sinais emitidos pelo corpo devem ser observados atentamente com o objetivo de prevenir a Síndrome do Excesso de Treinamento como:
Diante destes sintomas, o tratamento é a diminuição drástica dos treinos e até a interrupção. Dependendo do caso pode levar de semanas a meses. Mas a melhor forma de tratar o Overtraining ainda é a prevenção, e sendo assim alguns cuidados devem ser tomados:
Na medida certa o exercício físico provoca várias alterações fisiológicas, metabólicas, musculares e psicológicas que melhoram a qualidade de vida do indivíduo. Porém, no sentido inverso, o excesso pode gerar todas estas consequências citadas acima. Na dúvida consulte um profissional de educação física. Ele é o único profissional habilitado para prescrever um programa de exercícios físicos da forma mais segura e eficiente possível.
Rafael Reis Campos
CREF – 018017-G/MG
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50