Ainda estão abertas as inscrições para o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes: evento online realizado entre os dias 24 e 25 de junho, que conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei.
Palestras, oficinas e apresentação de trabalhos fazem parte da programação do evento que terá como tema “Mídia e as disputas de narrativa em tempos de pandemia”.
“A proposta é criar um espaço permanente de debate no campo da Comunicação em que temáticas atuais possam ser discutidas a partir de um ponto de vista crítico, reflexivo e, principalmente, científico num momento de negacionismo. É uma forma de estimular a produção científica de nossos docentes e alunos”, explica o diretor-geral do evento, o professor Luiz Ademir de Oliveira.
O Congresso é destinado – principalmente – para estudantes de graduação e pós-graduação da UFSJ, mas é aberto às demais instituições da região, bem como aos docentes e profissionais da área de Comunicação ou áreas afins.
Luiz Ademir conta que a ideia de realização do evento surgiu ao perceber – durante as disciplinas do curso de graduação em que leciona e também nas orientações de monografia e de iniciação científica – que há vários estudantes com envolvimento com a prática científica e com uma vocação às atividades acadêmicas. “Produzem artigos científicos qualificados”, pontua.
“Um congresso é um momento importante para que possam apresentar estes trabalhos e também dialogar com pesquisadores de outras instituições”, avalia o docente.
Deborah Vieira, jornalista e professora substituta na UFSJ, inclusive destaca o aceno às demais instituições: “fica o reforço do convite para que possamos fortalecer os laços e compartilhar as pesquisas desenvolvidas na região. A partir dessa troca podemos contribuir para o desenvolvimento do campo da Comunicação e suas diversas áreas, bem como para a sociedade como um todo”.
Além disso, ela ressalta a importância de participar de eventos como esse. “Com temas e discussões atuais, além de produções e qualidade dignas de um evento nacional, o Congresso une a identidade do Campo das Vertentes e as preocupações atuais sobre o campo da comunicação e suas implicações na sociedade”, sinaliza.
Entre os profissionais que participarão do evento está a jornalista e mestra em Políticas Públicas, Manuela D’Ávila: ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-deputada federal, ela é autora de livros, criadora do instituto “E se fosse você?” e foi candidata a vice-presidente do Brasil em 2018. Manuela estará presente na palestra de abertura do Congresso on-line.
Para maiores informações e inscrições, clique aqui.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50