Neste mês de dezembro, o Campo das Vertentes será palco de um evento que busca resgatar algumas das tradições gastronômicas mineiras, e potencializar essas riquezas na microrregião, com objetivo de impulsionar os municípios como destinos gastronômicos para turistas de todo o mundo
O “Trilha da Gastronomia” vai oferecer a participantes de 26 municípios do Campo das Vertentes a oportunidade de conhecer e se capacitar na produção de cinco produtos: queijos, doces, cachaça, biscoitos e cerveja. Cada município será contemplado com duas oficinas, totalizando, portanto, 52 oficinas, com 4 a 5h de duração, que vão envolver um público de 624 pessoas. As oficinas se iniciaram nesta quinta-feira (09) e seguem até 17 de dezembro, mas o evento envolverá outras atividades.
O projeto é realizado pela Trilha dos Inconfidentes, por meio da Lei Aldir Blanc. O gestor da Trilha dos Inconfidentes, Marcus Januário, acredita que o evento vai alavancar o turismo gastronômico no Campo das Vertentes. De acordo com ele, o projeto vai estimular muito o desenvolvimento do empreendedorismo na região.
Segundo Marcus, toda a microrregião tem potencial para usufruir do turismo, uma vez que a gastronomia, juntamente com as belezas naturais, são os principais atrativos para turistas que vêm para o Campo das Vertentes.
Ele finaliza declarando que ainda virão muitas novidades para a região, por meio da Trilha dos Inconfidentes, que terá como foco, em 2022, o investimento em qualificação, promoção e comercialização dos produtos da região. “Vamos colocar realmente a nossa região na vitrine. Esse será nosso diferencial. Estamos profissionalizando cada vez mais o turismo nos 26 municípios associados, buscando o que há de melhor, com recursos para investir mais, e fazer com que o turismo seja essa mola impulsionadora da economia na região”, conclui.
OFICINAS
As cinco oficinas que serão oferecidas, serão ministradas por produtores tradicionais da região, que são referência em qualidade de seus produtos e que já têm experiência em recepção de turistas em suas propriedades. São eles:
Marciel Morais, produtor de queijo minas artesanal em Prados, que vai ministrar a oficina de queijo minas artesanal; Maria Auxiliadora Abreu, produtora de biscoitos em São Tiago; Gláucia Silva, que produz doces em Alfredo Vasconcelos; Cláudio da Silva, Márcia Ferreira e Rodrigo da Silva, produtores da cachaça Velho Ferreiro, no Bichinho, distrito de Prados; e Mateus Silva, que produz cerveja artesanal em São João del-Rei.
Cada oficina terá duração de oito horas, e os participantes terão oportunidade de conhecer todo o processo de produção na prática, podendo também auxiliar em todo esse processo.
O “Trilha da Gastronomia” foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50