Dando sequência às ações do fim de semana para coibir infrações de trânsito sobre duas rodas em Prados, a PM fez abordagens no domingo, além de agir em uma segunda frente, buscando conscientização e apoio dos pais, já que os maiores responsáveis pela baderna que tanto incomoda e põe em risco a comunidade, em sua maioria são menores de idade.
Os dois casos abaixo, segundo o Tenente Luciano, mostram que além da repressão e reforço de ações que a PM tem feito, pais tem que assumir seu papel de educadores, para produzir cidadãos mais conscientes. Para ele, pais omissos e irresponsáveis acabam prejudicando a sociedade em situações que poderiam ser evitadas, inclusive ocupando agentes de segurança que poderiam estar empenhados em crimes de maior gravidade, ao invés de ter que estar dando corretivo em adolescentes, coisa que deveria acontecer em casa.
Acompanhada do pai
No domingo (13), a PM dentre algumas abordagens feitas, acabou parando uma moto que era pilotada por uma menor de idade, uma menina de 15 anos apenas. Na garupa estava o pai.
Neste caso, a moto não foi apreendida, mas o pai que é habilitado cometeu infração gravíssima segundo o Código de Trânsito. Apesar do veículo ser liberado, o homem teve que assinar um TCO e será responsabilizado na justiça.
Tem situações em que os pais são donos das motos e os filhos usam para aprontar
Este segundo caso mostra a segunda frente abordada pela PM de Prados no intuito de combater a baderna sobre duas rodas na cidade, e mostra também a omissão que é observada no dia a dia pelos policiais.
Segundo o Tenente Luciano, após receber uma infinidade de denúncias relacionadas a direção perigosa sobre duas rodas contra um menor de idade, ele foi pessoalmente à casa do menor e conversou com a mãe dele assim como fez com outros pais, explicando a situação, mostrando as penalizações às quais ela mesma como responsável está sujeita diante dos fatos.
Segundo o Tenente, para sua surpresa e perplexidade, a mãe não apenas admitiu saber o que filho apronta pelas ruas, como afirmou ser dela a moto que ele utiliza para tal.
O Tenente complementou que ações de limpeza como aquela do último sábado continuarão a acontecer na cidade, que a tolerância é zero, e que pais omissos e coniventes com essas práticas inadequadas, ou, criminosas, estão sujeitos a serem penalizados em algum momento pelos atos que possam ser cometidos por seus filhos.
A população pode e deve continuar ajudando a PM, tanto nessa situação de crimes de trânsito como em outros crimes, como aconteceu na recuperação daquele carro na comunidade do Orozimbo por exemplo, basta fazer denúncias e ajudar com informações através dos telefones: (32) 9 9967-6458 (WhatsApp) / 3353-6284 / 190.
*Imagem ilustrativa
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50