Você se inclui no grupo de pessoas que não suportam mais falar assuntos a respeito da pandemia? Pois bem, agora que voltamos ao “normal” é hora de refletirmos melhor sobre os últimos anos atípicos em que vivemos.
Ninguém esperava e nem havia se preparado para a chegada do Covid-19, e quando ele chegou o mundo precisou se reinventar.
De modo direcionado à educação, enfatizando a comunidade escolar, sobretudo a família dos alunos, viu-se necessário reorganizar os horários das crianças para que os estudos continuassem em casa.
Escolher um cantinho da casa para ser o espaço de estudo, colocar a criança de frente ao computador na hora marcada, entregar o envelope fornecido para escola e ser peça fundamental para o ensino, era a única opção para a família. Se porventura algum destes critérios esteve em falha, pode-se dizer sem hesitar que o processo de ensino aprendizagem em época de “quarentena” não foi eficaz, e provavelmente a criança hoje está enfrentando grandes dificuldades em sala de aula.
Sendo assim, o que de fato a pandemia “deveria” ter ensinado à família das crianças?
Já deveria ser óbvio, mas a família precisa não só em época de pandemia estar inteiramente envolvida com a escola, os pais não tem outra opção a não ser conferir os cadernos das crianças, estar ciente dos conteúdos que estão sendo ensinados e ser apoio em casa para as dificuldades apresentadas.
Não funcionou na pandemia e nunca irá funcionar fazer atividade escolar assistindo televisão ou com a casa toda movimentada. É primordial a criança sempre ter um cantinho decente para o momento de estudo, não sendo necessário luxo, o importante é a tranquilidade capaz de fornecer a concentração necessária.
Em momento de distanciamento foi muito difícil a adaptação, não é minha intenção negá-la, sobretudo para as famílias que já colocavam em ação o básico sem dúvidas desenvolveram um ensino domiciliar com mais eficácia.
A verdade é, a pandemia chegou para nos provar que só o básico já funciona.
Papai e mamãe, o momento certo de fazer a diferença na educação do seu filho não é no ensino médio, não é quando for colocar no cursinho … o momento é agora e você pode começar com simples detalhes.
Coragem! Estamos juntos nessa!
*O conteúdo desta coluna é de exclusiva responsabilidade de seu autor. As colunas são um campo aberto para os seus autores, e quaisquer opiniões nelas, não é uma opinião do Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50