Foi confirmado em São João del-Rei o primeiro caso de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. A informação é da Fanpage PopNews. Este é o primeiro caso confirmado na região.
Segundo a pasta, o paciente está em isolamento e sendo monitorado pela Vigilância de Saúde. Seu estado de saúde é estável. Todos que tiveram contato com a pessoa infectada já foram notificados e estão sob acompanhamento.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que em 13/09/2022 já foram registrados 351 casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais. Outros 788 casos foram descartados e há 1.034 em investigação. O caso de São João del-Rei ainda não foi contabilizado pelo estado.
A Monkeypox é uma doença viral endêmica em alguns países do continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Existem dois tipos de vírus: um da África Ocidental e um da Bacia do Congo (África Central).
Os sintomas são similares ao da varíola. Incluem lesões na pele e febre, que em casos mais severos podem durar entre duas a quatro semanas.
De acordo com a OMS, a doença é transmitida pelo contato pele-a-pele, no entanto pode ocorrer também por meio de materiais contaminados, como roupas e lençóis ou por partículas da respiração. O período de incubação do vírus é geralmente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
As lesões começam pelo rosto e se espalham pelo corpo, a doença lembra a catapora e sífilis, também atinge os órgãos genitais. Caso tenha algum dos sintomas, procure o médico.
*Fonte: Barroso em Dia
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50