Começou no fim de agosto, uma importante obra pública para os pradenses, a reforma do “Morro de Pinheiro”, via fundamental por onde normalmente passa tudo que entra ou sai de Prados, além de relevante ponto comercial.
A necessidade de tal obra, assim como o benefício dela para todos é algo incontestável, tendo em vista que o local não foi feito com o planejamento adequado, principalmente na questão pluvial e há décadas é gargalo por buracos e outras questões.
Porém, com o trânsito desviado e as obras em andamento, muita gente na comunidade, e sobretudo os moradores e comerciantes do local, começaram a questionar a aparente morosidade da obra e a falta de informações a respeito da mesma.
Nesta semana, em um vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura de Prados, o Prefeito Juninho anunciou que devido a essa demora, a Prefeitura vai pagar um “auxílio emergencial” para os comerciantes do “morro”, a iniciativa foi muito bem recebida pela comunidade, e diante disso tudo buscamos alguns esclarecimentos a mais junto à Prefeitura, referentes à obra em si.
Conversamos com Eduardo Ferreira, Secretário de Administração. Questionado sobre não haver uma placa na obra e sobre a aparente morosidade, Eduardo explicou que esta fase de preparação não foi terceirizada, é uma obra da Prefeitura, e por isso não há placas, que apenas a parte de asfaltamento e finalização será feita por uma empreiteira e dentro de um convênio, o qual estará em placa.
Sobre o ritmo da obra, que tinha prazo inicial estimado de 60 dias, Eduardo explicou que questões burocráticas, sobretudo devido ao ano eleitoral, atrasaram o início dos trabalhos e a complexidade do trabalho tem obrigado a equipe a avançar com cautela devido a redes antigas de água e esgoto que foram sendo “descobertas” em meio ao dia a dia, ele ressalta ainda que a preparação está feita com capricho, com bueiros em locais adequados, assim como a inclinação da pista, dentre outros fatores.
Eduardo afirmou ainda que neste momento, essa parte encontra-se já adiantada, e que em breve o terreno receberá o piso de preparação, para em seguida ter a aplicação da massa asfáltica. Os serviços finais já serão feitos com controlado tráfego.
Sobre o auxílio emergencial, Eduardo afirmou que enquanto o projeto segue os trâmites de aprovação no legislativo, uma equipe da Prefeitura já faz cadastros no local, não foi especificado o tempo de duração, mas que não deve ser longo, pois a previsão é de conclusão da obra em breve.
Fora isso, Eduardo finalizou afirmando que a orientação da equipe é de que sempre que possível, como em fins de semana ou dias de obra paralisada, a via seja liberada para facilitar o trânsito principalmente de moradores.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50