Como divulgamos ontem, Lula ampliou o número de votos que teve em Prados do 1º para o 2º turno das eleições, e quando olhamos para o âmbito regional, o Petista foi vitorioso na maioria das cidades vizinhas, as exceções foram Santa Cruz de Minas e São João del Rei.
Lula venceu em: Barbacena, Carandaí, Barroso, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Tiradentes e Ritápolis, uma vitória bastante expressiva tendo em vista que a maior parte das prefeituras dessas cidades não são de partidos da base de apoio do agora Presidente eleito, Lula.
Quando olhamos novamente para Prados, notamos um avanço significativo dos números de Lula de um turno para o outro. Ele teve em 02/10 3.396 votos em Prados, e neste domingo (30) foram 3.729 votos, ou seja, Lula teve a confiança de 333 eleitores pradenses a mais neste segundo turno.
Outra coisa que chama a atenção é que neste segundo turno, houve por parte dos 2 candidatos, sabendo que a disputa seria muito acirrada, um forte apelo para que as pessoas não deixassem de votar e isso se refletiu também por aqui. 5684 pradenses votaram no primeiro turno, enquanto 5902 participaram deste segundo turno. O número de votos brancos e nulos também caiu de 491 para 356, outro indicativo do quanto as pessoas estiveram envolvidas no pleito.
No fim, aqui, Lula teve 63,18% dos votos (3729 votos) frente a 36,82% de Bolsonaro (2173 votos). Essas vitórias alcançadas na região se somaram a outras por todo o estado, que deram a apertada, porém fundamental vitória de Lula por 50,2% a 49,8% de Bolsonaro no estado.
Dizemos fundamental, pois Minas teve papel central no resultado da eleição nacional, tendo em vista que Lula largou na frente de Bolsonaro no 2º turno, e a diferença que precisava ser tirada pelo candidato do PL teria que sair de Minas e dos estados do Nordeste. Foi feita uma intensa campanha do candidato do PL em nosso estado, com apoio do Governador Zema e de diversos Prefeitos, incluindo o Prefeito de Prados. Tal campanha realmente conseguiu diminuir a diferença, mas não o suficiente. Lula terminou ainda com essa pequena vantagem, suficiente para impedir uma possível virada do candidato do PL na eleição como um todo.
No quadro geral, Lula assume seu terceiro mandato com 60.345.999 votos (50,90%) contra 58.206.354 votos (49,10%) de Bolsonaro, será diplomado dia 19/12 e receberá sua posse em 01/01/2023, para governar não para seus eleitores, mas sim para 215 milhões de brasileiros. No discurso de Lula logo após a vitória, aliás, foi esse o tom, como fica claro nos trechos abaixo:
“A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo, uma grande nação”
“Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo a ser temido ou destruído. É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida.”
Após este discurso em um hotel de São Paulo, Lula se encontrou com uma multidão que o aguardava para a festa na Avenida Paulista. Essa mesma festa foi vista Brasil afora, incluindo Prados, onde o povo comemorou debaixo de muita chuva, com carreata e festa na praça.
As eleições brasileiras foram consideradas um sucesso pelo TSE e observadores independentes que acompanharam o processo. O Presidente eleito foi parabenizado por diversos líderes mundiais.
Bolsonaro é o primeiro presidente que não consegue se reeleger desde 1997, quando esta possibilidade foi incorporada à nossa democracia. Até o fechamento desta matéria, às 10:14 do dia 31/10, mais de 12 horas depois do anúncio da vitória e Lula, o Presidente Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o resultado.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50