O Nordeste é, de longe, um dos destinos de viagem mais atrativos de todo o Brasil. A região, afinal, abriga um litoral paradisíaco, com paisagens variadas que podem agradar todos os perfis de turistas.
No território nordestino, é possível curtir praias badaladas e com ótima estrutura hoteleira, trechos litorâneos desertos e selvagens, diversos tipos de passeios pela natureza e até faixas de areia onde nudismo é permitido. A seguir, descubra quais praias do Nordeste mais combinam com você.
No Nordeste, poucas coisas são tão agradáveis quanto se refrescar na água calminha e translúcida de uma piscina natural. E, na região, há muitos destinos que têm esse tipo de atrativo.
Um deles é Porto de Galinhas, em Pernambuco: na maré baixa, piscinas naturais azul-turquesa e cheias de peixes coloridos se formam relativamente perto da orla – e podem ser acessadas com jangadas.
Já a praia de Taipu de Fora (BA) oferece piscinas naturais com água cristalina praticamente ao lado da areia
Em Maragogi (AL), turistas pegam embarcações para ir até piscinas naturais paradisíacas no meio do mar, que se formam entre recifes de corais
E da praia de Maracajaú (RN) saem embarcações em direção aos famosos parrachos de Maracajaú — piscinas naturais que surgem no meio do mar na maré baixa e que costumam oferecer uma água translúcida, ideal para observação da vida marinha.
Apesar de frequentado por muitos viajantes durante o ano inteiro, o litoral do Nordeste ainda tem locais dominados por um clima de sossego e isolamento.
A ilha baiana de Boipeba, por exemplo, abriga praias onde, mesmo no verão, o turista pode se ver cercado por pouquíssimas pessoas e por farta natureza. A praia de Bainema é uma delas: trata-se de uma extensa faixa de areia fofíssima de Boipeba coroada por coqueiros e com trechos selvagens, onde é comum não ver quase ninguém no horizonte.
Na região de Arraial d’Ajuda (BA), a praia de Taípe é protegida por uma falésia com mais de 40 metros de altura e abriga uma linda, longa e pacata faixa de areia onde o visitante tem a chance de curtir o dia com privacidade, no meio de um ambiente com muita natureza.
Já a aproximadamente 50 quilômetros de Maceió, a praia de Carro Quebrado frequentemente oferece paisagens vazias para quem a visita. Tranquila e selvagem, a praia é marcada por imponentes falésias.
Na praia do Sagi (RN), localizada a cerca de 100 quilômetros de Natal, o turista também encontra trechos com um ambiente tranquilo, areia fofa, água agradável e, com frequência, pouca gente no horizonte.
O litoral baiano é um verdadeiro playground para quem busca, nas férias, uma movimentada agenda de festas à beira-mar.
Em balneários como Porto Seguro e Morro de São Paulo, espere encontrar, durante o verão, animados bares e baladas que, noite após noite, divertem os turistas até altas horas.
Vida noturna agitada também existe em diversas capitais do Nordeste, como Fortaleza, Recife e Salvador (a região do Rio Vermelho é ideal para momentos de boemia na capital baiana).
E, embora muito visitada por quem quer sossego, Jericoacoara (CE) oferece boas opções de festinhas para o turista.
Fernando de Noronha (PE) é um paraíso para quem gosta de mergulhar. Lá, os turistas mergulham em pontos onde a água tem temperaturas agradáveis e visibilidade de até 50 metros. Peixes exóticos, tartarugas imensas e até tubarões podem ser observados nas incursões.
Além disso, o Nordeste tem vários destinos com condições ideais para o kitesurf.
Entre eles estão os balneários de Jericoacoara (CE), Cumbuco (CE), São Miguel do Gostoso (RN) e Praia de Macapá (PI).
E que tal se divertir na areia com passeios de bugue? Há muitos destinos nordestinos onde é possível realizar esse tipo de atividade.
Nas praias do município de Conde (PB) e arredores, são realizados tours de bugue ao lado de lindas falésias. Já na região de Cumbuco (CE), os percursos passam por dunas e lagoa de água doce.
Em Natal (RN), são organizados passeios de bugue pelas famosas dunas de Genipabu.
E, na Bahia, vale a pena embarcar em um tour de bugue em Caraíva, que visita lindas paisagens litorâneas dessa parte do Estado.
Não abre mão de conforto durante uma viagem? Pois saiba que há destinos com excelentes resorts no Nordeste.
A Costa do Sauipe, na Bahia, é um complexo turístico com diferentes hotéis, piscinas, restaurantes e que fica junto ao mar – oferecendo toda a estrutura que um turista pode precisar durante as férias.
No litoral baiano, outro destino muito bem equipado é Mata de São João, onde fica o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, com piscinas, spa e academia – e estrutura junto à praia.
A região de Porto de Galinhas (PE) também tem uma infraestrutura turística muito desenvolvida, com a presença de estabelecimentos como o luxuoso resort Nannai, com bangalôs com piscinas privativas, spa e vista privilegiada para o mar.
De frente para uma praia da região de Itacaré (BA), o resort Txai Itacaré tem acomodações em bangalôs e piscinas no meio de muita mata.
E, na região de Fortaleza (CE), o resort Dom Pedro Laguna fica junto à praia e oferece piscinas, espaçosas acomodações e campo de golfe.
É possível fazer nudismo na praia de Tambaba, localizada a aproximadamente 35 quilômetros de João Pessoa (PB).
A praia conta com um trecho privativo, no meio de um ambiente selvagem, onde os turistas podem tirar toda a roupa e curtir a areia e o mar como vieram ao mundo.
É possível ir de carro até um estacionamento perto da praia e, de lá, caminhar até a faixa de areia reservada ao nudismo.
Outro ponto litorâneo do Nordeste onde o nudismo é permitido é a praia de Massarandupió. Fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador.
Fonte: Nossa Uol
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50