O projeto revolucionário da Boston Metal, que busca recuperar metais de alto valor agregado a partir de rejeitos de mineração, vai investir cerca de R$500 milhões na construção de uma indústria em Coronel Xavier Chaves.
Esta será a primeira planta produtiva da empresa, nascida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Contudo, a unidade vai usar uma tecnologia inovadora denominada eletrólise de óxido fundido (MOE), com previsão de geração de cerca de 200 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos. Após sucesso financeiro no exterior, obtido com o apoio de grandes empresas como Bill Gates, Vale, BHP, BMW e ArcelorMittal, a companhia é liderada pelo ex-presidente da mineradora CBMM, Tadeu Carneiro.
O projeto tem um baixíssimo impacto ambiental e geração de CO2 extremamente reduzida em relação aos processos tradicionais. Desse modo, a Boston Metal do Brasil pretende extrair de rejeitos, materiais com maior valor agregado como tântalo, nióbio e estanho. As obras para a conclusão do projeto já se iniciaram e serão divididas em três etapas: fase piloto, fase de demonstração e fase final.
A escolha de Coronel Xavier Chaves, há poucos km de Prados, se deu por fatores como: vocação para mineração e metalurgia, mão de obra qualificada, além da proximidade de grandes indústrias como a AMG.
E lógico que, além de Coronel Xavier Chaves, cidades vizinhas como Prados podem ser beneficiadas com a geração de empregos indiretos, já que um empreendimento desse porte necessita de serviço de hotelaria, alimentação, dentre outros.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50