Acontece desde o último domingo (26) e vai até o próximo dia 09/04, em Prados, uma exposição em memória aos 50 anos de falecimento daquele que pode ter sido um dos homens mais importantes a passarem por Prados, o Monsenhor Francisco Eduardo de Assis, ou, simplesmente “Padre Assis”
O Prados Online esteve na Lira Ceciliana na manhã desta quarta (29), chegamos no momento em que dezenas de alunos da Escola Professor Antônio Américo assistiam aos vídeos gravados com pessoas da comunidade que conviveram com o padre. O interessante é que até a própria escola onde esses alunos estudam, foi idealizada por Padre Assis.
Não só ela, ele foi quem idealizou e juntou forças para que Prados tivesse um ginásio e os pradenses pudessem avançar nos estudos, mais que isso, o lactário que até hoje ajuda na alimentação de crianças carentes, a Santa Casa, e a Festa do Livramento (criada para angariar fundos para o hospital) estão em meio ao vasto legado desse homem.
Padre Assis se envolveu em tudo… Foi um dos responsáveis por politicamente segurar a Comarca de Prados em um momento que quase a perdemos, é um dos fundadores da Viação São Vicente, que até hoje tem linhas regulares em Prados, peitou militares em um episódio bem curioso durante a ditadura (quem for à exposição terá mais detalhes sobre isso) e levou saúde e noções de higiene às comunidades rurais em um tempo em que o termo PSF nem existia.
Para Ismar Carvalho (foto principal), idealizador da exposição, Padre Assis foi o maior benemérito que nossa cidade já teve. Ismar foi coroinha do padre e lembrou com carinho de muitas histórias envolvendo o religioso, enquanto nos mostrava as imagens ele sorria e contava que o Padre Assis era ferrenho em pedir ajuda para sua caridade, fosse com fazendeiros, ou políticos de longe, “era um grande articulador” ressaltou Ismar.
Segundo Ismar, a organização da exposição começou ainda no ano passado e contou com a ajuda de muita gente, a curadoria começou com umas imagens de um álbum presente na casa da Maria Geralda (Barril) conta ele, veio a ajuda de pesquisa do professor Rafael, da igreja e depois da equipe da Prefeitura, o Cássio Murilo gravou os vídeos, muita gente contribuiu com depoimentos e a exposição saiu, abrilhantada ainda mais pela presença do Bispo Dom José Eudes na inauguração. Visitar essa exposição que acontece na Lira Ceciliana é mergulhar em nossa própria história, afinal, já imaginou Prados sem a Santa Casa? Sem a Festa do Livramento? Prestigie, o acervo está bem organizado e merece ser visto. A exposição está aberta ao público diariamente, de 08:00 as 10:00, e de 14:00 as 16:00.
E pra quem deseja conhecer ainda mais sobre a história do Padre Assis, basta clicar aqui e ler os textos postados na coluna do Ismar aqui no Prados Online.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50