A Polícia Militar de Prados tem buscado unir forças com entidades, autoridades e comunidade em prol da segurança pública em Prados.
Prova disso é a parceria com o Ministério Público, por exemplo, que deu mais autonomia à corporação e resultou em uma enxurrada de apreensões de motocicletas no município.
Outra frente que o Tenente Luciano tem tentado trabalhar junto a Prefeitura e organizadores é com relação a eventos em vias públicas. Segundo ele, o planejamento prévio garante mais segurança a quem vai ao evento, e também a quem não vai, pois é este planejamento que garante que a PM possa estar na festa e ao mesmo tempo cuidando do restante da cidade.
Sobre esse assunto, o Tenente emitiu uma nota, a qual solicitou que divulgássemos para a comunidade, e está abaixo em sua íntegra:
“A Polícia Militar de Prados tem se desdobrado para tentar atender os anseios da população com diversas estratégias que priorizam a prevenção ao crime de forma que não haja necessidade de atuarmos repressivamente.
Nesse sentido realizamos diversos trabalhos junto aos órgãos públicos que repercutiram positivamente na cidade, como o pleito junto ao Ministério Público de Minas Gerais que resultou na edição pelo MP da Recomendação Administrativa 017/2023 que nos deu respaldo para atuar de forma mais contundente em relação às práticas de infrações por condutores de veículos de duas rodas. Os resultados dessas atuações seguem sendo colhidos e reconhecidos diariamente pela população.
Outro parceiro importante é a prefeitura de Prados para a qual foi emitido o ofício 11/2023 pela PM de Prados, onde foi solicitado que a concessão do alvará fosse precedida de preenchimento de um formulário com dados do evento criado pela PM e que tal pleito fosse feito pelo solicitante com pelo menos 30 dias de antecedência do evento de forma que a polícia militar pudesse se planejar para o devido apoio. Todavia, algumas pessoas ainda insistem em desrespeitar essas orientações, sendo que o pleito para a realização de um evento para o dia 13/05 fora feita no dia 04/05, portanto, com apenas 9 dias de antecedência. Ou seja, nesse caso, a PM não proibiu o evento, o responsável que não obedeceu o prazo de comunicação.
A realização de evento em espaço público é uma situação muito sensível, razão pela qual deve ser cercado de todas as cautelas possíveis e qualquer incidente relacionado a crimes é de responsabilidade da polícia militar. Durante a realização de tais eventos a PM precisa voltar a atenção para ele, o que prejudica os demais serviços preventivos como o policiamento nas partes mais periféricas da cidade. O resultado disso é que a população que não está em festa fica desassistida de policiamento. Por exemplo, no último evento ocorrido na cidade aconteceram três furtos de veículos que estavam distantes do local da festa.
A segurança pública é responsabilidade da Polícia Militar, e qualquer pleito para realização de evento em espaço público deve obedecer a critérios mínimos estabelecidos pela Polícia Militar para o bem da segurança de todos. A PM sugere que eventos particulares sejam realizados em espaço privado, quando onde se aumenta a responsabilidade do organizador pela segurança no interior do espaço de festa. Assim, a PM pode dar atenção às pessoas que não estão festejando, mas precisam da PM.
A PM trabalha com a grade de eventos anuais oficiais organizados pelo município, sendo que devido já sabermos as datas dos eventos com muita antecedência, facilita a preparação para tais eventos, como realocação do efetivo e pleito de reforço junto ao escalão superior.
Mais uma vez, conforme já conversado com alguns organizadores, no caso de eventos particulares a PM sugere que seja realizado em espaço privado e que sejam cumpridos os demais protocolos.”
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50