Na noite desta quinta-feira (03), a Lira Ceciliana de Prados recebeu uma apresentação especial dos alunos da musicalização sob coordenação da professora Rosilaine Souza, mais conhecida como Lalaine, que há 30 anos atua com dedicação na formação musical de crianças e jovens do município.
O espetáculo reuniu 45 alunos, com idades entre 4 e 15 anos, que demonstraram o resultado do trabalho realizado no primeiro semestre. As crianças encantaram o público tocando flauta doce e violino, com destaque para a diversidade de níveis entre os participantes, de iniciantes a alunos com mais tempo de aprendizado. “Sempre gosto de colocar todos os alunos nas apresentações, independente do tempo de aula. É uma forma de motivá-los e mostrar o quanto cada um evoluiu no seu tempo”, explica Lalaine.
O projeto é gratuito, aberto a todos os moradores de Prados e recebe crianças a partir de 5 anos, sem limite de idade. As aulas são realizadas pela manhã e à tarde e têm como objetivo preparar os estudantes para futuramente ingressarem na orquestra, banda ou coral da Lira. “Mesmo quem não tem instrumento pode participar, a Lira empresta aos pradenses que quiserem aprender”, conta a professora.
Segundo ela, o trabalho tem início no mês de fevereiro, com um ciclo que vai até as férias de julho, quando ocorrem as primeiras apresentações. As aulas retornam em agosto, culminando em uma nova apresentação entre novembro e dezembro, antes da pausa de fim de ano.
A apresentação desta semana foi mais uma prova do impacto transformador da música na vida das crianças e da força da tradição musical de Prados. Um registro emocionante que reafirma a importância de iniciativas como essa, que conectam educação, cultura e comunidade.
Créditos das fotos e vídeos: Clélia
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50