Em Prados, é consenso entre moradores e comerciantes: a qualidade do serviço de energia elétrica prestado pela Cemig está aquém do esperado. Mesmo em tempos de seca, quando teoricamente os problemas são menores, os picos de energia e as quedas repentinas continuam frequentes, principalmente no início das noites.
Nesta semana, uma queda de energia foi causada pela queda de uma árvore em Dores de Campos, o que afetou também Prados, compreensível. Mas, no dia seguinte, a cidade voltou a ficar sem luz sem qualquer justificativa clara, somando-se aos episódios quase diários de oscilação de energia. Esses episódios interrompem serviços, dão prejuízos à empresas, além de atrapalhar a rotina do cidadão que paga preços altos pelo serviço.
Diante dessa realidade, é importante lembrar que o consumidor não está de mãos atadas. Além de poder solicitar que os políticos locais, nossos representantes, utilizem meios legais para cobrar da companhia, existem canais oficiais para registrar reclamações e exigir providências, tanto junto à própria Cemig quanto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regula o setor e pode cobrar melhorias da empresa.
Abaixo, explicamos como agir:
1. Primeiro, registre a reclamação com a Cemig
Antes de recorrer à ANEEL, o consumidor deve tentar reclamar da situação com a distribuidora, e guardar números de protocolo. Os canais de atendimento da Cemig são:
Telefone: 116 ou 0800 727 0167
Site: www.cemig.com.br
App: Cemig Atende (disponível para Android e iOS)
WhatsApp: (31) 3506-1160
Se não houver solução, é importante registrar também na Ouvidoria da Cemig — um canal que só pode ser acessado após contato prévio com os outros meios.
2. Se o problema persistir, registre a reclamação na ANEEL
Caso a Cemig não ofereça resposta satisfatória, o consumidor pode (e deve) acionar a ANEEL. É importante ter em mãos o número de protocolo do atendimento anterior, além de informações como data, horário e descrição detalhada dos problemas (até links de matérias do Prados Online ajudam aqui).
Canais da ANEEL:
Site: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/agencia-nacional-de-energia-eletrica
Telefone: 167 ou 0800 727 0167 (segunda a sábado, das 8h às 20h)
Aplicativo: ANEEL Consumidor Android e iOS
Por que isso é importante?
Reclamar de forma formal é um direito e, mais que isso, um dever do cidadão. Só com o registro oficial das falhas é que os órgãos reguladores têm base para cobrar das distribuidoras de energia, como a Cemig, um serviço compatível com o que é pago mensalmente pelos consumidores.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50