O assunto parece batido, parecemos estar seguros, mas por descuido estamos nos colocando em vulnerabilidade. Até hoje nosso município é considerado como ”não infestado” em relação a dengue, um dos poucos de nossa região. Mas em 2013, o setor de Vigilância Epidemiológica e Sanitária “acendeu uma luz a amarela” e entrou em alerta devido ao aumento no número de focos do mosquito encontrados em nossa cidade.
Nossa equipe conversou com André Luiz das Neves Silva, responsável pelo setor que nos informou que em 2013 foram encontrados focos da doença em Pinheiro Chagas, Centro, Jardim Primavera, Bichinho e Gritador. Ainda segundo ele, os agentes tem percebido um grande descuido da população, principalmente com relação a lixo nos quintais e a armazenamento de água das chuvas.
Nos manter livres do Aedes aegypti deve ser compromisso de nós todos. A prefeitura de Prados realiza o combate ao mosquito através dos agentes de endemias e agentes de saúde do PSF. Receba-os em sua residência, informe sobre possíveis focos e permita que eles realizem este importante trabalho. Fora isso, cabe lembrar que o mosquito leva apenas 10 dias para ir do ovo a fase adulta, então, basta não deixar água acumulada em recipientes de qualquer natureza em nossas casas, manter bem fechadas as caixas d’água e em caso de suspeita, seja em sua residência ou em qualquer lugar por onde passar na cidade, ligar para o número 3353-6280 e solicitar a visita de um agente ao local.
Vale ressaltar ainda: Se você tiver sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e dor no corpo, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.
Publicado em 28/10/2013
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50