Traduzindo para o português, core significa núcleo. Portanto esta unidade integrada se localiza no centro do nosso corpo e é composto por 29 pares de músculos que suportam o Complexo Quadril-Pélvico-Lombar. Dentre eles estão os eretores da coluna, Diafragma, abdominais, adutores, músculos do Glúteo e outros menos conhecidos.
É no Core que fica localizado nosso centro de gravidade e entre suas funções podemos citar algumas principais como:
· Melhora da postura.
· Diminuição da incidência de lesão.
· Estabilidade das articulações, principalmente da coluna vertebral.
· Aumento da eficiência dos movimentos.
· Melhora do equilíbrio estático e dinâmico.
· Melhora da força.
· Melhora da coordenação motora.
Imagine a construção de uma casa, por exemplo, a parte mais importante não é a base? A sustentação? Pois bem, o Core é a base do nosso corpo. Por isso é extremamente importante fortalecê-lo. Estes músculos estabilizam a coluna vertebral, desde a pélvis até o pescoço e ombros. Eles permitem transferir movimentos potentes para os braços e pernas, de maneira que os movimentos poderosos tem origem no centro do corpo, e nunca apenas dos membros sozinhos, gerando potência para os movimentos esportivos, protegendo a coluna contra forças anormais, absorvendo impactos.
A nomenclatura Core atualmente é muito utilizada no Treinamento Funcional, no Pilates o Core é conhecido como Power House. Independente do nome utilizado priorize o fortalecimento do centro do corpo. Não adianta nada ter braços e pernas fortes se a sua base de sustentação for fraca.
Rafael Reis
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50