Com a chegada do período chuvoso, a atenção precisa ser redobrada para quem frequenta trilhas e cachoeiras da Serra de São José. O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do perfil oficial das Unidades de Conservação da Serra de São José, divulgou recentemente uma série de orientações importantes para garantir a segurança dos visitantes e a preservação do meio ambiente.
A Serra de São José abriga áreas muito procuradas nesta época do ano, como trilhas, cachoeiras e córregos. Em Prados, é comum o aumento do fluxo de pessoas em locais como o Boqueirão e regiões próximas à Biquinha. No entanto, as chuvas tornam o ambiente mais instável e exigem cuidados extras.
Entre as principais recomendações do IEF estão:
O IEF também reforça a importância da consciência ambiental. O visitante deve trazer todo o lixo de volta, não descartar resíduos na natureza e ter atenção redobrada com o uso de fogareiros ou qualquer tipo de fogo, evitando o risco de queimadas em áreas de preservação.
Além das orientações divulgadas pelo IEF, outras práticas ajudam a tornar o passeio mais seguro:
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.
A APA São José e o Refúgio Estadual de Vida Silvestre (REVS) Libélulas da Serra de São José estão localizados nos municípios de Prados, Tiradentes, São João del-Rei, Coronel Xavier Chaves e Santa Cruz de Minas. Em Prados, a Casa da Serra funciona como espaço de interpretação ambiental, destacando a biodiversidade da região, com ênfase especial na fauna de libélulas.
As unidades de conservação da Serra de São José abrigam cerca de 50% das espécies de libélulas registradas em Minas Gerais, o que reforça a importância da preservação e do turismo consciente.
A natureza é dinâmica e bela, mas exige respeito. Visitar com responsabilidade é a melhor forma de garantir segurança, preservar o meio ambiente e manter a Serra de São José viva para as próximas gerações.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50