Dando continuidade às ações de prevenção aos incêndios florestais durante o período de estiagem, uma iniciativa conjunta reuniu, nesta semana, estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Prados para um importante momento de conscientização sobre os riscos provocados pelo fogo.
A atividade contou com a participação do Corpo de Bombeiros, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Defesa Civil Municipal, que promoveram palestras e orientações voltadas às chamadas “turmas foco” das escolas. Ao todo, cerca de 200 alunos participaram da ação ao longo dos períodos da manhã e da tarde.
Durante os encontros, os estudantes receberam informações sobre as causas mais comuns dos incêndios, os impactos ambientais e sociais provocados pelo fogo e as formas de prevenção que podem ser adotadas no dia a dia. Também foram distribuídos materiais informativos da campanha de conscientização que vem sendo desenvolvida no município.
A ação faz parte de uma série de medidas preventivas que vêm sendo realizadas pela Defesa Civil de Prados. Recentemente, equipes também promoveram panfletagens e orientações à população, reforçando os cuidados necessários durante o período seco, quando o risco de incêndios em áreas de vegetação aumenta significativamente.
Segundo os organizadores, trabalhar a conscientização com crianças e adolescentes é uma estratégia fundamental para ampliar o alcance da campanha. Além de assimilarem o conteúdo, os estudantes se tornam multiplicadores das informações em suas casas e comunidades, contribuindo para a formação de uma cultura de prevenção.
Com a chegada dos meses mais secos do ano, autoridades reforçam que a colaboração da população é essencial para evitar queimadas e preservar o meio ambiente, a saúde pública e a segurança das áreas rurais e urbanas do município.
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50