A festa mais aguardada e também, a mais polêmica do ano acaba de terminar e o Prados Online ouviu autoridades, protagonistas e população afim de ver suas percepções do que aconteceu de bom e de ruim nesses 5 dias de folia.
Polícia Militar:
Segundo o Tenente Wolkester, as estimativas da PM dizem que circularam por Prados nos 5 dias de folia, cerca de 48000 pessoas e o evento ainda segundo ele, aos olhos da PM foi extremamente tranquilo e positivo. A PM contou com 29 homens (dentre eles o reforço do Batalhão de Eventos de BH) para a segurança da cidade nesses dias e registrou no total, apenas 7 ocorrências (3 agressões, 3 furtos e 1 perturbação de tranquilidade). Ainda segundo a PM, foram multados alguns veículos e ocorreram pequenos tumultos, mas nada que afetasse o andamento da festa.
Organização:
Segundo a Secretária de Cultura e Turismo, Keila, no ponto de vista da prefeitura e da comissão organizadora, o evento transcorreu bem, com algumas ressalvas de pontos que podem ser melhorados, principalmente com relação ao trânsito e banheiros químicos. Ainda segundo ela, a comissão que atuou na organização do evento deve se reunir na próxima semana para discutir tudo isso e então somar as experiências para melhorar cada ponto para o próximo ano.
Gato Preto e UCA:
Para o presidente do Gato Preto, Rodolfo Castilho, o carnaval foi extremamente positivo. Segundo ele a ideia da escola não desfilar na terça-feira foi bem aceita e resgatou foliões e ritmistas da bateria que já não participavam a anos, o enredo foi bem desenvolvido, e com tudo isso, ainda segundo ele, o Gato Preto fez o melhor carnaval dos últimos anos.
Segundo Daniel Carvalho, membro do Conselho deliberativo da UCA, que nos falou em nome do bloco, a visão dos organizadores foi positiva, de que apesar de não haver um grande número de foliões o bloco fez bonito na avenida, e que há de se pensar em maneiras de retomar um carnaval mais tradicional na cidade, pois é latente o interesse dos mais jovens pelo carnaval de rua.
População:
No que diz respeito a população, as opiniões sobre a festa são as mais variadas, mas de uma maneira geral, muitas delas convergem para observações em comum: de que o som que toca a mesma música em todos os pontos da praça foi uma atitude acertada e de que além disso, volume e repertório do som foram de bom nível, de que as bandas que se apresentaram fizeram um bom trabalho, de que assim como a própria Keila já afirmou, o trânsito realmente não funcionou como deveria e os banheiros foram insuficientes. De uma maneira geral, as pessoas que conversaram conosco acreditam que o policiamento foi suficiente na área do evento e que a festa teve menos movimento do que em anos anteriores, o que a deixou mais agradável.
Várias pessoas com quem conversamos ressaltaram a respeito da falta de uma ambulância na praça durante o evento e do alto volume de lixo. Acreditamos que sejam esses, dois pontos interessantes a serem levados em consideração pelos organizadores para as próximas edições.
E pra você, como foi? Use o espaço de comentários abaixo da notícia e expresse você também o que houve de positivo e de negativo no evento.
Foto: Pablo Cunha
Publicado em 07/03/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50