Musculação para crianças

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A musculação pode ser entendida como uma modalidade de exercícios cujos movimentos são executados contra uma determinada resistência (pesos). Hoje em dia o treinamento com pesos e resistência para crianças ainda causa polêmica. Quem não ouviu dizer que criança que faz musculação não cresce mais? Uma criança saudável agarra, puxa, agacha, pula… Submetendo seu corpo a um grande estresse físico, que é fundamental para seu desenvolvimento. Então porque fazer exercícios em um ambiente controlado como a sala de musculação poderá prejudicar o desenvolvimento dessa criança?

Estudos recentes mostram que a musculação não atrapalha o crescimento, pelo contrário, pode ser muito benéfica, pois estimula o GH (hormônio do crescimento), além do equilíbrio muscular, melhora da coordenação motora, ganho de força e não causam lesões nas articulações. Desde que seja feita de forma moderada e bem orientada.

As lesões acontecem quando existe um excesso de treino em qualquer atividade física e não apenas na academia. Algumas atividades como subir em árvores, saltar, correr entre outras podem ser consideradas mais intensas do que a musculação. Tudo depende do volume e da intensidade de cada exercício.

O recomendado é que se usem pesos livres, uma vez que a maioria dos aparelhos não tem ajustes adequados para a estatura de crianças. Exercícios com pesos moderados, de fácil execução e que trabalhem grandes grupos musculares (peito, costas e coxas) são os mais indicados. Os treinos devem ter de 30 minutos à uma hora, de 2 a 3 vezes por semana. Outra dica importante é que a criança frequente um horário em que a academia esteja mais vazia para que se tenha uma atenção maior do professor.

O que considero mais perigoso é quando crianças observam adultos pegando pesado e querem imitar. Aí entra a parte dos pais que devem conversar e educar seus filhos de forma que os mesmos possam entender os benefícios do exercício bem feito e dos riscos dos excessos. O papel do professor também é fundamental e deve ter um bom conhecimento do desenvolvimento infantil para prescrever uma rotina de exercícios adequados para cada idade e o bom senso para que não se pule etapas e exponha a criança ao risco de lesões.

É recomendado que crianças e adolescentes pratiquem qualquer modalidade esportiva, incluindo a musculação, garantindo tanto uma maior qualidade de vida física, como intelectual, por estimular a produção de substâncias vigorosas e prazerosas ao corpo. Porém na ausência das condições citadas acima o ideal é esperar pelo término da fase de crescimento dos filhos, para evitar danos aos jovens esportistas.

ATENÇÃO: CRIANÇAS NÃO SÃO ADULTOS EM MINIATURAS!

Rafael Reis Campos

CREF – 018017-G/MG

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50