Vida ativa na melhor idade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa de vida vem aumentando no mundo todo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil será o 6º país do mundo com o maior número de pessoas idosas no mundo até 2025. E cada vez mais podemos observar pessoas com mais de 60 anos praticando atividades físicas regulares.

Com o passar dos anos, vamos perdendo massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea, além de ganhar gordura corporal. Há uma série de mudanças nos diferentes sistemas do organismo. O exercício físico é com certeza um grande aliado para ajudar prevenir e retardar este processo de envelhecimento. Estudos mostram, de forma geral, que indivíduos fisicamente ativos apresentam menor risco de mortalidade por todas as causas do que os inativos.

Envelhecer não significa que a pessoa deva perder as habilidades de fazer tarefas diárias. Exercícios físicos ajudam os idosos a sentirem-se melhores e aproveitar mais a vida, até para aqueles que se acham muito velhos ou fora de forma. Melhorar a força e resistência torna mais fácil, por exemplo, subir escadas e carregar coisas. A melhoria do equilíbrio ajuda a prevenir quedas. Ficar mais flexível pode acelerar a recuperação de lesões e diminuir dores.

Os exercícios físicos diários também contribuem para a redução do colesterol, pressão sanguínea, gordura corporal, risco de osteoporose, ansiedade, depressão, etc. Além de aumentarem a autonomia e a sensação de bem estar. A rotina de exercícios também melhora a circulação sanguínea, fortalece o coração e aumenta a elasticidade dos pulmões. Exercícios como: Hidroginástica, Pilates, caminhadas, alongamentos e até musculação são os mais indicados.

Mas não devemos esquecer um aspecto muito importante: avaliação médica com um clínico geral, cardiologista, ou especialista em medicina do esporte, antes de iniciar um programa de condicionamento ou reabilitação.

Por fim, não basta apenas estimular a prática regular de exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular ou de equilíbrio. É preciso também adotar mudanças para que se tenha um estilo de vida ativo que garanta uma velhice com saúde e qualidade de vida.

Rafael Reis Campos

CREF – 018017-G/MG

 

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50