Seu Guarda Quebra o Galho 04/12/2014

pmmg2Como já dizia minha avó: “Quem quebra galho é macaco gordo”.

Pensando bem, eu creio que esta frase a gente nunca ouvi dizer aqui no Brasil, a gente só ouve láno Canadá…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brincadeiras a parte, quem não conhece ou nunca ouviu esta frase?

Vivemos em um país em que muitas vezes os valores se invertem, e acaba que para uma grande parte da população brasileira, absurdamente “policial bom é o policial que quebra galho”.

O que é mais estarrecedor é que se já não bastasse a Polícia Militar enfrentar criminosos de todos os tipos, ainda tem também que enfrentar muitas vezes, cidadãos de ilibada moral e reputação, que caem na vala comum dos criminosos, no momento em que utiliza esta frase direcionando-a a um profissional da segurança pública.

Uma frase um tanto que popularesca já incutida no vocabulário popular, e que trás em seu conteúdo subliminar, um incentivo ao crime.

Para colaborar negativamente, quem não já ouviu esta citada frase expressada em algum filme nacional, surgindo dentro de um contexto de maneira a reforçar este estereótipo criado do policial, promovendo assim uma imagem negativa do policial, e a ideiado cidadão esperto, do cidadão malandro, que busca levar vantagem através do famoso“jeitinho brasileiro”, ou através do vergonhoso desejo de corromper?

Distante do que muita gente a princípio possa pensar, a verdade é que quando uma pessoa utiliza esta frase direcionada a um policial militar: Seu Guarda me quebra o galho, na verdade esta pessoa está pedindo ao policial que ele cometa um crime, no mínimo um crime de prevaricação.

Para os desconhecidos do direito, Prevaricação é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

                Exemplificando, eu cito o fato de quando alguém é parado em uma abordagem rotineira de trânsito, ao ser detectado que a pessoa não possui carteira nacional de habilitação para dirigir, o dever do policial é confeccionar a multa e liberar o veículo para uma pessoa habilitada.

                Mas eis que de repente lá vem o cidadão com a famosa frase: seu guarda, quebra o galho, me libera! E ainda para completar utiliza outra frase não menos famosa: “eu sou trabalhador”.

Diz a frase de uma maneira, que deixa margem para a impressão de que o policialnão fosse também um trabalhador…

                Eu como profissional de segurança pública, já tenho a resposta pronta para quando este tipo de pergunta é direcionada a mim, a resposta é muito simples… NÃO … EU NÃO QUEBRO GALHO… OU SEJA, EU NÃO LIBERO.

                Que fique bem claro que o policial não faz esta negativa, pelo bel prazer de querer causar algum tipo de prejuízo à pessoa abordada, masassim faz por força de lei.

Já me disseram que sou um sonhador, e como um bom sonhador eu penso sempre positivo, creio que as coisas têm conserto, e que de fato as pessoas e a sociedade evoluem. E por ser uma pessoa guiada pela positividade, eu ainda espero umdia poder reler este mesmo artigo, e constatar que este tema abordado não passa apenas de algo que ocorria em nossa sociedade, mas em um passado bem distante.

2º Ten PM Wolkester

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50