Um dos principais objetivos das pessoas em tempos atuais é a estabilidade financeira, porém não é nada fácil alcançá-la. Existem vários caminhos para se chegar a esse objetivo e todos eles estão atrelados a uma única palavra “investimento”.
Existem varias possibilidades de investir nosso dinheiro, porém nenhuma delas se mostra isenta de riscos. Se uma pessoa escolher investir em um negócio próprio, por exemplo, ela contará com baixo capital, terá impostos a pagar, além da concorrência e da incerteza como fatores de risco. Outro exemplo de investimento são aqueles que têm imóveis para alugar, apesar de não ser um mercado ruim, tem baixo retorno, risco a inadimplência, despesas com manutenção e baixa liquidez. Por isso torna-se interessante investir nosso dinheiro em negócios já estruturados e de grande aceitação no mercado, o que pode proporcionar um maior retorno.
A forma mais rentável de investimento e que pode proporcionar um aumento no patrimônio de empresas e pessoas, se dá no chamado mercado financeiro de capitais. As maiores fortunas do mundo são formadas nesse mercado e saber como esses homens ricos investem seu dinheiro é o ponto de partida para aplicarmos a metodologia dessas pessoas de sucesso, nas nossas vidas.
Dentre os homens mais ricos do mundo destacam-se o americano Warren Buffet que tem uma fortuna estimada em aproximadamente U$ 53,5 bilhões e é dono de empresas como Coca-Cola, Disney, Gillette entre outras.
O mexicano Carlos Slim é o homem mais rico do mundo atualmente com um patrimônio de U$ 73 bilhões e suas empresas são a Claro, Embratel, Telmex, etc.
Outro homem de destaque no mercado financeiro é o americano Bill Gates dono da Microsoft que tem uma fortuna de U$ 67 bilhões.
Esses homens fizeram fortuna e expandiram seus negócios entrando para o mercado financeiro, além disso, eles tem muito mais em comum, pois estão sempre olhando para frente não se deixando influenciar por palpites, seguindo suas estratégias e criando seu futuro.
Todo investimento tem um risco, por isso não se deve colocar todo capital no risco. Diversificação dos negócios, saber recuar, usar as crises como oportunidade e ter muita disciplina são fatores fundamentais para minimização dos riscos e para tornar seu investimento rentável.
A lógica comportamental da Bolsa de Valores é baseada na lei da oferta e da demanda. Quando muita gente compra ações (demanda) o seu preço sobe, por outro lado quando muita gente deseja vender ações (oferta) o seu preço cai.
Porém há aqueles que operam por notícias e acabam perdendo muito com isso. Na verdade não adianta eu achar que as ações de determinada empresa vai subir ou cair devido a notícias, o que importa e o que a maioria acha e é extremamente errado operar por notícias.
Para alcançarem suas fortunas a estratégia seguida pelos homens mais ricos é uma mescla entre a estratégia fundamentalista que possibilita ter uma visão de médio-longo prazo da empresa e a estratégia grafista que identifica tendências do mercado utilizando gráficos e indicadores aumentando a probabilidade de acerto.
Apesar de muita gente achar que para entrar nesse mercado é necessário um alto capital, na verdade com baixo capital é possível começar a operar no mercado financeiro que proporciona altíssimos ganhos de capital para aqueles que têm conhecimento, são bem assessorados por corretoras e principalmente tem disciplina para investir no longo prazo.
Fabrício Ferreira da Silva
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50