Como abrir uma empresa – Parte 1

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Uma das maiores dúvidas que as pessoas tem na hora de ter seu próprio negócio, é como abrir uma empresa. Esta dúvida é comum e também muito ampla para eu tentar resolvê-la neste pequeno texto. Então irei dividi-la em algumas postagens!

Pois bem, hoje no Brasil 71% dos empreendedores são por oportunidade e os outros 29% são por necessidade, conforme dados coletados pelo SEBRAE referente ao ano de 2013. Essa informação é muito boa, pois mostra a evolução do nosso país, onde há 20 anos o cenário era inverso.

O empreendedor por necessidade é aquele que precisa criar uma empresa para se sustentar e sustentar sua família. Se ele não o fizer, não terá dinheiro. Então ele precisa empreender por necessidade. O empreendedor por oportunidade é aquele que enxerga uma oportunidade em algum mercado, na maioria das vezes onde poucos não enxergam e ele consegue desenvolver uma empresa para gerar valor neste mercado. O empreendedor por oportunidade não está precisando de dinheiro neste momento. Os esforços dele é para solucionar um problema, uma “dor” que o cliente tem e ele viu uma oportunidade.

Vou dar um exemplo de empreendedorismo por oportunidade: A rede de lanchonetes Subway, tipo Mc Donalds que é o seu principal concorrente, foi fundada no EUA em 1965. Sua proposta de valor é oferecer lanches saudáveis, personalizável com uma operação simples e baixo custo. Bem diferente do Mc Donalds, onde os alimentos não são saudáveis – algo que vem mudando e melhorando.

Os proprietários Fred De Luca e o Dr. Peter Buck enxergaram uma maneira diferente de conquistar os clientes, pois o mercado só estava consumindo alimentos gordurosos e pré-prontos, quando eles chegaram com uma ideia muito diferenciada, onde você pode escolher os ingredientes, o tamanho do pão e se quer dobrar o recheio. Além de ser mais saudável e barato!

Hoje o Subway é a maior do mundo neste formato, com 37.000 mil lanchonetes. E o Brasil é o 7º maior mercado deles! Por isso hoje nós encontramos muitas lanchonetes da Subway por aqui. (Fonte: suafranquia.com e subway.com.br/histórico).

Nesta primeira série de postagem que irei falar sobre “como abri uma empresa”, eu apresentei o perfil de empreendedor por oportunidade que é maioria no Brasil e que isso possa lhe despertar o interesse em começar a planejar  melhor suas ideias, assim como os fundadores da Subway fizeram. Para enxergar oportunidades e começar a criar a sua empresa, você deve pensar “fora da caixinha” e ver o mundo sob outra perspectiva. Assim foi com o Subway. Mesmo no mercado grandioso de lanchonetes nos EUA e no mundo, eles conseguiram fazer algo diferente, oferecendo algo bem melhor para seus clientes e conquistaram o mundo!

Jefferson Lopes, por www.empreendaideias.com.br

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