Escolha certa de um novo computador Parte II 04/12/2012

Caro leitor, continuando meu primeiro post:

Escolha certa de um novo computador
Veja como escolher bem um computador e valorizar seu investimento (parte 2)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

4º O melhor jeito de escolher um computador é prestando atenção em seus componentes:

– 1º, O Processador. O mapa do mercado ficou assim: na ponta de baixo, estão os processadores Celeron. Eles são uma alternativa para quem quer um computador mais barato e não vai exigir demais da máquina.

Um pouco acima, temos os processadores da linha Pentium Dual Core, com dois núcleos de processamento, essa família oferece um bom desempenho para a maioria das funções comuns, como editar textos, planilhas, navegar na internet, ouvir músicas e alguns jogos mais simples.

Os processadores mais novos, com tecnologia mais recente, são divididos em 3 grandes categorias:

O Core i3 oferece desempenho surpreendente para suas atividades normais do dia-a-dia. A velocidade é alta, e o consumo de energia baixo. Ótima pedida para os notebooks.

Um nível acima, temos o Core i5. Esse é um processador robusto, que vai dar conta de tarefas mais complexas, como exibir vídeos em alta definição e rodar jogos.

No alto da escala, temos o Core i7. Os computadores equipados com esses processadores quebraram todos os recordes de performance e surpreenderam o mundo da tecnologia. Se você pensa em vídeos, imagens em alta definição, games poderosos e em fazer um monte de coisas ao mesmo tempo, esse é o seu processador.

Um último detalhe importante: o seu bolso. A lógica aqui é a seguinte: se você investe num processador mais poderoso, seu micro tende a ter uma vida útil mais longa, porque mesmo com a evolução super rápida dos softwares, ele aguentará o tranco por mais tempo.

– 2º, A Placa Mãe. Atualmente existem várias montadoras de placas mãe, e diversos modelos deste componente. O que torna difícil falar sobre este. Como fator importante desde componente, vou enfatizar a necessidade do usuário, pois cada modelo apresenta uma capacidade diferente de bancos de memória e slots para expansão da sua máquina.

Ao comprar um computador, procure um técnico de sua confiança e pergunte o que uma placa mãe deve ter para atender as suas necessidades atuais e futuras. Indico aqui uma configuração mínima: Procure uma placa mãe que tenha 1 slot PCIE, (este serve para que a qualquer momento você acrescente uma placa de vídeo, para lhe proporcionar uma melhor qualidade de imagens e a possibilidade de rodar aplicativos que requeiram a utilização da mesma, como jogos.), Que possua também 1 ou mais slots PCI, (este serve para que você substitua algum componente que possa vir a queimar, o mais comum é a queima de placa de rede e internet); Que tenha 2 ou mais bancos de memória, (para que seu computador suporte entre 1GB a 8GB de memória RAM; Que tenha também 4 ou mais portas S-ata (Servem inicialmente para que você tenha uma unidade de disco rígido (HD) e uma de gravador e leitor de CD/DVD.

Não faça sua escolha pela marca, pois todas utilizam os mesmos componentes para montagem; também não escolha pelo melhor preço, pois a qualidade pode ser um fator que torne o preço mais ou menos atrativo; escolha pela sua necessidade.

 

– 3º A Memória. Muitas pessoas se iludem ao ver uma oferta de computador com, por exemplo, 6 GB de memória. De nada adianta seu computador ter 6GB de memória e o processador não ser capaz de utilizar tanta memória, deve ser analisado a capacidade do processador em relação a quantidade de memória.

Outro fator também é o Sistema Operacional que seu computador tem, pois sistemas operacionais com arquitetura de 32bits só reconhecem e utilizam até 3GB de memória, então se o seu computador tem mais que isso, o sistema operacional deve ser de 64bits para ter um aproveitamento total dessa memória instalada.

Em um computador novo, 2GB de memória são o bastante para rodar a maioria dos aplicativos existentes com boa perfomace. Ter 4GB é melhor ainda, porém depende da qualidade e da latência da memória, pois 2GB de memória de boa qualidade e de uma latência maior, deixa seu computador mais rápido de 4 GB de memória de qualidade inferior e de menor latência.

 

Faremos uma última pausa por aqui, caro leitor. No próximo e último post sobre este assunto, terminarei de falar sobre a escolha de um computador.

 

Um forte abraço a todos.

Misael W. Andrade

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50