Escolha certa de um novo computador Parte III 11/12/2012

4º A FONTE DE ENERGIA. Está errado aquele que pensa que, se um computador tem um bom processador e uma boa quantidade de memória, o computador é ótimo. A fonte de energia de um computador é o seu folego para trabalhar, se ele não tiver um bom folego, rapidamente estará cansado e não aguentará mais trabalhar com um rendimento linear. Cada componente de um computador extrai da fonte de energia o que lhe é necessário para trabalhar, ao escolher uma fonte para seu computador, deve-se levar em conta todos os demais componentes que serão instalados na máquina e quanto de energia cada um requer para desenvolver seu trabalho. Computadores básicos e mais em conta vem com fonte nominal de até 250 W, o que é o bastante se for um computador básico, apenas para tarefas como navegar na internet, digitar e imprimir textos. Caso o computador tenha uma placa de vídeo dedicada (GPU), é melhor investir em uma fonte de pelo menos 350 W “REAL”. (Quando digo “REAL”, não me refiro à moeda nem a marca e sim a verdadeira potência da fonte, pois muitas fontes são comercializadas com descrição de voltagem nominal, exemplo: 500 W NOMINAL não quer dizer que a fonte seja mesmo de 500 W de potência).

5º DISCO RÍGIDO (HD). O HD de um computador é o seu espaço de armazenamento, ou seja, é o quanto de documentos, músicas, fotos… Enfim , todo tipo de arquivo que o mesmo armazena. Muitas pessoas confundem Memória com HD, a memória só é utilizada quando o computador esta ligado, quando é desligado tudo que está na memória é apagado , pois este é um componente de uso temporário e volátil, como já vimos, sua principal função é processar de maneira mais rápida as informações. Enquanto o HD armazena as informações trabalhadas na memória. Esta sim é a parte onde ficam gravados os arquivos. O HD deve ser escolhido de acordo com a necessidade de armazenamento do usuário, e variam de 320 Gigabytes a 3 Terabytes. Não dá para mencionar aqui o quanto cabe nesses valores, para quem tem até mesmo um curso básico de informática, sabe identificar o quanto de espaço é necessário a sua atividade. Devido ao preço, até os dias atuais as capacidades mais utilizadas de HD são 320 GB e 500 GB, pois se a placa mãe possuir conectividade para mais HDs, será possível acrescentar quando necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

6º UNIDADE ÓPTICA OU GRAVADOR DE CD/DVD. Não há muito que falar sobre os gravadores de CD/DVD, a não ser pela necessidade do usuário fazer cópias e/ou backups, esse último que é o mais importante, pois é sempre bom você ter fora do seu computador uma cópia dos arquivos que são mais importantes e que você não possa perder, pois todo componente eletrônico está sujeito a falhas. Mas backups também podem ser feitos em outro tipo de mídia, como pen drives ou HDs externos.

7º PLACA DE VÍDEO OU PROCESSADOR GRÁFICO (GPU). É o componente necessário para rodar aplicações em alta qualidade de imagem, como jogos, vídeos em Full HD, etc. Este componente é o que dará qualidade ao que é projetado em seu monitor. Existem placas com várias capacidades, desde 256MB até 3GB de memória dedicada ao processamento de imagens. Essa deve ser escolhida de acordo com o recomendado para execução do aplicativo mais exigente que você for utilizar em seu computador. Até o momento não há como definir se uma placa é boa ou não, todas são boas para os fins que foram desenvolvidos. Cabe mesmo identificar de forma correta a finalidade e necessidade de um componente desses.

 

Caro leitor, termina aqui esta série de posts que lhe indicam como escolher de forma adequada seu equipamento. Lembrando que, tratei nesses 3 posts apenas os componentes básicos de um computador, os periféricos como estabilizador, monitor, teclado, mouse, caixas de som, escâner e impressora não estão nesta série, pois a gama de variedade inviabiliza ficar falando juntamente com os componentes principais, trataremos desses componentes em posts futuros.

Caso você tenha alguma dúvida, pode me enviar uma e-mail: sac@oriontecnologia.com.br ou ir a minha loja, terei o maior prazer em poder ajudar.

Um forte abraço a todos.

Misael W. Andrade

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50