Atendimento a uma Urgência/Emergência

O tempo é um fator importante no atendimento de uma emergência? Diante de uma situação de Urgência ou Emergência o atendimento imediato, rápido, salva vidas?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem dúvidas o tempo, a agilidade no atendimento de uma situação de emergência é fundamental, porém é tão importante ou até mais, a maneira correta de atender. Outro aspecto importantíssimo a ser refletido é a porta de entrada para um atendimento de Urgência/ Emergência. Ao contrário do que pensamos nem sempre a porta mais próxima é que deverá ser escolhida para atender, e sim aquela que trará resolução para a situação problema apresentada.

Pensemos em um acidente ocorrido no centro de uma cidade pequena, como a nossa Prados, e que neste, possa ter um acidentado com fraturas, sangramento não visualizado… Não é resolutivo levá-lo para o Hospital de pequeno porte ali existente, como a Santa Casa de Prados, pois provavelmente este necessitará de intervenção cirúrgica, procedimento este que não é realizado pelas instituições supracitadas. Da mesma maneira podemos pensar na pessoa que tem um Acidente Vascular Cerebral – AVC “derrame” em casa. Não seria recomendado levá-lo imediatamente para as citadas instituições de pequeno porte, pois um paciente nestas condições necessitará de apoio diagnóstico especializado – tomografia, para melhor conduta no tratamento, exame este não disponível nestas instituições mencionadas.

É de suma importância que reflitamos sobre estes aspectos, que trabalhemos nossas ansiedades, que quebremos nossos hábitos, visando qualificar nossas atitudes, para que possamos garantir atendimentos de urgência/emergência com qualidade, segurança e acima de tudo resolutivos.

Portanto é imperioso que comecemos a abandonar o nosso hábito de acionar a Ambulância – transporte sanitário, eletivo do município, para atender urgência/emergência.

A atitude responsável e segura a fazer diante de uma situação de Urgência/Emergência é acionar o SAMU através dos 192, este serviço conta com pessoas especializadas que darão a melhor resposta para o caso. Se for um caso simples a equipe do SAMU fará contato com o Hospital de pequeno porte de seu município, no caso dos pradenses, a Santa Casa de Prados, para fazer o atendimento. Se for para outro estabelecimento mais complexo a equipe citada direcionará. No caso de um acidente, eles darão todo o suporte para que a situação do acidentado não se agrave, evitando manuseio inadequado. O SAMU tem todo o preparo para fazer a remoção sem causar mais sequelas ao atendido.

A Regulação do SAMU possui o desenho da rede de Urgência e Emergência. Ao realizar um atendimento eles já sabem para onde levar o paciente, considerando a gravidade, tempo resposta e local/estrutura de atendimento. Desta forma se ganha tempo esperando o serviço correto, pois não terá que esperar por outra regulação (em hospitais de pequeno porte) e evitará maiores danos ao paciente.

O atendimento através do SAMU é ágil, seguro e possui um canal direto com as instituições de maior complexidade, ou seja, resolutivas. Podemos considerar que o atendimento é imediato, pois ao ligar os 192 já recebemos orientações pelos atendentes e os médicos que podem fazer tele-consultas, orientações eficientes.

Resta-nos o exercício da mudança de hábito, o controle da ansiedade para conduzirmos de forma segura e eficiente as situações de Urgência/Emergência que vierem a nos surpreender.

Emerson Livramento Ferreira

Enfermeiro –COREN- MG 262616

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50