FIQUE ATENTO!!! – ARANHA MARROM 06/12/2012

A Aranha Marrom (Loxoceles sp) é uma aranha de pequeno porte (+ ou – 2,5cm de envergadura) de coloração acastanhada e com poucos pelos pelo corpo. Alimenta-se de cupins, por isso habita lugares onde há madeiras e seu principal predador é a lagartixa. Possui hábito noturno, e durante o dia se esconde atrás de móveis, quadros e roupas. Não possui comportamento agressivo e o acidente na maioria das vezes ocorre quando a pessoa veste a roupa comprimindo a aranha contra o corpo. Seu veneno é extremamente potente, causando anemia grave e destruindo agressivamente a pele e tecido subcutâneo, evoluindo com a necrose (morte da pele). A picada na maioria das vezes não é sentida e a pessoa somente procura atendimento médico alguns dias depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fique atento aos sintomas iniciais para procurar atendimento o mais rápido possível. A primeira manifestação é um vermelhão como de qualquer picada comum. É seguida pelo inchaço, endurecimento e escurecimento da pele. Parece um grande hematoma (roxo) duro na pele. Associado a esses sintomas iniciais podem aparecer febre e exantema (vermelhidão pelo corpo) semelhante a uma alergia.

A região evoluiu para um aspecto semelhante ao mármore (placa marmórea). E podem surgir bolhas.

Depois, aparece no local da picada uma ferida extensa e profunda de difícil cicatrização, que evoluiu para a necrose (morte) da pele.

Podem ainda aparecer anemia grave, amarelão e urina cor de coca–cola. Fique atento, pois estes sintomas são extremamente graves e podem levar ao óbito.

 

A picada da aranha marrom pode ser fatal. Em caso de suspeita procure a Santa Casa de Prados.

Este é um trabalho feito por uma vítima de acidente com Aranha Marrom e gentilmente nos cedeu para publicação.

 

Autora: Dra. Flávia Emilie Heimovski

2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50