Acontece neste sábado, 17/05, o 2º Encontro de Economia Solidária de Prados, em uma parceria da prefeitura com as universidades federais de São João del-Rei (UFSJ) e a de Lavras (Ufla).
O evento acontece na Escola Municipal Maestro Adhemar Campos Filho, a partir das 08 horas e contará com representantes de Prados, de cidades vizinhas, e de maneira mais especial representantes da cidade de Guapé (MG), que estão levando a experiência do programa para sua localidade.
Durante o Encontro serão realizadas a feira de trocas e de venda de produtos da Economia Solidária; serviços de Salão de Beleza, pelas cabeleireiras formadas nos cursos ofertados pelo Departamento de Assistência Social em parceria com a Economia Solidária. Será disponibilizado ainda um espaço para atividades com as crianças, filhas de mães que participam do Programa, que contará com a orientação de uma educadora social.
Confira abaixo a programação completa e para maiores informações, ligue para a Prefeitura Municipal de Prados no telefone (32) 3353-6388
Você sabe o que é economia solidária?(Fonte: Wikipédia)
“Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.
Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado “Terceiro Setor” que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.”
Publicado em 15/05/2014
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50