Já reparou que sua conta de luz às vezes parece mais cara, mesmo você tendo gastado parecido com outros meses?
Pois é, as operadoras tem tarifas diferentes de acordo com a dificuldade em se levar energia até você em determinado mês. Para serem mais transparentes, agora mostrarão essa diferença através de bandeiras, parecido com o que os taxistas fazem.
As bandeiras tarifárias são uma forma diferente de apresentar um custo que hoje já está na conta de energia, mas geralmente não é percebido pelo consumidor. Atualmente, os custos com compra de energia pelas distribuidoras são incluídos no cálculo das tarifas dessas distribuidoras e repassados aos consumidores até um ano depois de sua ocorrência, quando a tarifa é reajustada.
Com as bandeiras, a sinalização mensal do custo de geração da energia elétrica que será cobrado do consumidor passa a constar das faturas, com acréscimo já no mês da ocorrência do custo adicional com a compra de energia. Essa sinalização dá ao consumidor a oportunidade de adaptar seu consumo, ajudando a evitar um repasse maior posteriormente.
A Cemig informou a seus consumidores as bandeiras tarifárias em suas faturas de energia, durante todo o período de testes para aplicação. A medida pretende facilitar a compreensão dos clientes sobre o sistema energético. Com o início da aplicação das bandeiras tarifárias nas contas de energias das distribuidoras, em 1º de janeiro de 2015, poderá haver um impacto também no valor das contas de energia.
Publicado em 07/01/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50