Escavações em um terreno no Bairro São Bento, em Uberaba, no triângulo mineiro, onde são construídos oito prédios, levaram à localização do fêmur de um Titanossauro, animal que viveu há cerca de 80 milhões de anos, e de fragmentos menores.
O achado, ocorrido em fevereiro e divulgado nos últimos dias, entusiasma pesquisadores do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (CCCP/UFTM), que fizeram a identificação e já colocaram o material em exposição no museu da instituição.
Uma boa vontade mútua, uma cooperação entre pesquisadores, promotoria e construtoras tem ajudado neste tipo de descoberta na cidade. Construtores e pesquisadores trabalham lado a lado no canteiro de obras, e nesse processo, em dois anos, dezenas de fragmentos já foram encontrados, dentre eles o precioso fêmur do titanossauro.
Uberaba e arredores são celeiro para os paleontólogos, que em julho localizaram em Campina Verde, município vizinho, a ossada inteira de um crocodilo e a vértebra do pescoço de um outro titanossauro, o maior dinossauro brasileiro, que teria 25 metros de comprimento. A região é rica em calcário proveniente de águas subterrâneas, o que beneficiou a fossilização.
As descobertas abriram caminho para um projeto do Ministério Público junto aos pesquisadores e empreiteiros que prometem mapear a região e garantir futuras novas descobertas.
Publicado em 25/03/2015
Prados Online
2012 Prados Online | cnpj: 15.652.626/0001-50